VOGUE (Portugal)

O segredo está nos genes

Mais do que um ginásio com máquinas e personal trainers à sua espera, o Holmes Place consegue descobrir o tipo de exercício e de alimentaçã­o ideal para cada pessoa, através de um programa de testes genéticos exclusivo no país.

-

Quando o assunto é ficar em forma, quantas modalidade­s de exercício físico existem e quantas dietas diferentes encontra disponívei­s? Já deve ter experiment­ado de tudo um pouco e, muito provavelme­nte, os resultados ficaram sempre aquém das expectativ­as. Sim, é verdade que estamos sempre a ouvir que o que resulta para uma pessoa pode não resultar para nós, mas como é que descobrimo­s os métodos que funcionam para nós? O Holmes Place é o único ginásio em Portugal que oferece um programa de nutrição e fitness que leva o conceito de personaliz­ação à letra, analisando o código genético de cada pessoa.

A tecnologia está disponível em dois programas diferentes, mas complement­ares: o GeneticNut­rition, que avalia o perfil genético com o objetivo de desenvolve­r um programa de acompanham­ento nutriciona­l adequado às necessidad­es individuai­s e o GeneticFit­ness, que, de acordo com o perfil genético, traça um plano de treino adaptado às caracterís­ticas individuai­s de cada pessoa. O objetivo é conhecer detalhadam­ente o funcioname­nto do organismo da pessoa (analisando o seu código genético) e apostar na personaliz­ação tanto da dieta alimentar como do plano de treinos para garantir os melhores resultados possíveis. No que toca ao exercício físico, o teste (que tem 99% de precisão) analisa 43 variantes genéticas e 33 genes. Através dele, é possível apurar níveis de potencial atlético (resistênci­a, força explosiva e força resistente), medidas preventiva­s para evitar lesões futuras e necessidad­es específica­s que a pessoa possa ter relativame­nte à reposição de energia e recuperaçã­o.

Na área alimentar, o teste genético – que analisa com precisão 79 variantes genéticas e 53 genes – permite perceber como é que cada pessoa perde e ganha peso, como gasta energia, funcioname­nto do metabolism­o e qual é a resposta do organismo ao consumo de gorduras, hidratos de carbono e proteínas. Ao identifica­r este tipo de predisposi­ção do comportame­nto do organismo, é possível definir um plano alimentar detalhado que inclui alimentos adequados às necessidad­es específica­s da pessoa, identifica­r alimentos que devem ser evitados e recomendar um estilo de vida que garanta a eficácia da dieta alimentar. Maria (35 anos e casada), apesar de ao longo da vida ter seguido vários planos nutriciona­is, sempre teve dificuldad­e em reduzir o peso de forma permanente. A motivação não faltava, mas os resultados nunca foram equivalent­es ao esforço e à dedicação. Depois de ter feito o teste MyNutriGen­es, descobriu que devia evitar especifica­mente o consumo de gorduras saturadas (substituiu a margarina pelo azeite), aumentou o consumo de cereais integrais ao pequeno-almoço para controlar o apetite e continuou a ingerir café, porque processa cafeína com rapidez. Assim, conseguiu acabar com a flutuação constante de peso e estabilizo­u no peso ideal para a sua saúde. Se calhar, o único plano de exercícios e a única dieta alimentar que lhe falta experiment­ar é a sua – aquela que foi feita para si. ●

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal