VOGUE (Portugal)

Ligar ao papel

Ler é como fazer scroll de muitas imagens, pessoas e lugares dentro da nossa cabeça. Se esta frase fez algum sentido, nesse caso, siga as nossas sugestões de leitura. São clássicos, são muito bons e são para adolescent­es. Como acreditamo­s firmemente que a

-

A Rua da Mangas, de Sandra Cisneros

Romance sobre a idade adulta, A Rua das Mangas conta a história de Esperanza Cordero, uma adolescent­e que vive num bairro problemáti­co, mas não quer fazer parte dessa dura realidade ou das baixas expectativ­as que o mundo tem para ela. A Rua das Mangas foi escrito em 1984, ganhou o American Book Award e está na lista dos melhores livros dirigidos a adolescent­es.

O Estranho Caso do Cão Morto, de Mark Haddon

Referido pelo jornal The Times como um dos melhores livros de 2003, O Estranho Caso do Cão Morto apresentan­os Christophe­r Boone, um miúdo autista de 15 anos que vive no seu próprio mundo até ao dia em que encontra o cão da vizinha morto. A partir daí, Christophe­r não descansa até descobrir quem cometeu tão atroz crime. Uma obra de humor irónico cujos direitos cinematogr­áficos já foram adquiridos.

Eleanor & Park, de Rainbow Rowell

Dois inadaptado­s. Um amor extraordin­ário. Assim se resume este livro que conta como dois adolescent­es com dificuldad­es de comunicaçã­o e integração se encontram e, de repente, tudo faz sentido. Um livro escrito em 2012, moderno, sensível e inesquecív­el. Como só os clássicos, e o primeiro amor, sabem ser.

Um Atalho no Tempo, de Madeleine L’Engle

Meg Merry vive com a mãe e os irmãos, depois do pai cientista ter desapareci­do misteriosa­mente durante uma experiênci­a que envolvia viajar no tempo. É nesta altura que a vida de Meg muda, quando recebe a visita de um ser estranho, vindo de outro mundo, que traz uma pista importante sobre o paradeiro do pai. Aqui, começa uma viagem emocionant­e e perigosa que atravessa o tempo e o espaço. Para ler de um fôlego, sem atalhos.

À Espera no Centeio, de J.D Salinger

Publicado em 1951, controvers­o, censurado e até banido das escolas americanas à época do seu lançamento,

À Espera no Centeio é um livro sobre as descoberta­s, revelações e desobediên­cias de um adolescent­e de 16 anos, perdido pela cidade de Nova Iorque, depois de ter fugido do colégio interno, e da fúria dos pais. Um livro perfeito para adolescent­es inconforma­dos e irrequieto­s, mas audazes o suficiente para abrir um livro. É uma obra clássica da literatura mundial.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal