VOGUE (Portugal)

“A minha mãe é melhor que a tua”

As nossas mães são sempre as melhores do mundo. Mas será que a minha é melhor que a tua?

-

BÁRBARA BANDEIRA 18 anos

O que é que queres que a tua mãe saiba sobre ti, mas te é difícil admitir perante ela? Quando era mais nova falsificav­a a assinatura dela nos testes.

Que segredos ou cumplicida­des existem entre ti e a tua mãe? Tenho falado muito com a minha mãe e temos partilhado muitas coisas da minha adolescênc­ia, e ela da adolescênc­ia dela também.

A tua mãe segue-te em todas as tuas redes sociais ou há alguma que manténs longe dos olhos dela? Eu tenho contas privadas que ninguém segue. Mas todas as contas públicas ela segue.

Em que é que tu e a tua mãe são iguais? Na cara.

Em que é que tu e a tua mãe são completame­nte diferentes? Em algumas partes do feitio.

O que é que mais admiras na tua mãe? A coragem.

O que é que te chateia na tua mãe? A impulsivid­ade.

O que é que nunca se deve contar à mãe? Coisas que sabemos que, se ela souber, nos mata.

O que é que nunca se deve esconder da mãe? Coisas que nos ponham em risco.

Quando pensas na tua mãe, ela é mais a mãe ou é mais uma grande amiga? É um pouco das duas. Ela é muito mãegalinha e até agora foi muito mãe. Mas penso que, como já tenho 18 anos, ela vai tornar-se cada vez mais uma amiga.

Que conselho é que a tua mãe te deu e tu não seguiste? Para não confiar tanto em determinad­as amizades.

Que conselho da tua mãe nunca mais te esqueceste e vais querer passar à tua filha? Quando temos algum problema, devemos resolvê-lo na hora e não deixar para depois. Numa palavra como descreves a tua relação com a tua mãe? Especial.

Matilde Ferro 19 anos

O que é que queres que a tua mãe saiba sobre ti, mas te é difícil admitir perante ela? Que gosto de rapazes e de raparigas.

Que segredos ou cumplicida­des existem entre ti e a tua mãe? A minha mãe percebe muito bem quando estou triste ou muito feliz. E eu sei quando ela precisa de um abraço meu. Não precisamos de falar muito, olhamos uma para a outra e sabemos.

A tua mãe segue-te em todas as tuas redes sociais ou há alguma que manténs longe dos olhos dela? A minha mãe não me segue nas redes porque é um espaço meu, gosto de separar as coisas, aí.

Em que é que tu e a tua mãe são iguais?

Rimo-nos das mesmas coisas.

Em que é que tu e a tua mãe são completame­nte diferentes? A minha mãe é mais forte que eu.

O que é que mais admiras na tua mãe? A força dela.

O que é que te chateia mais na tua mãe? Que seja sempre tão forte.

O que é que nunca se deve contar à mãe?

Quando há namorados ou namoradas.

O que é que nunca se deve esconder da mãe? A verdade. Mas é difícil.

Quando pensas na tua mãe, ela é mais a mãe ou é mais uma grande amiga? Mãe é mãe.

Que conselho é que a tua mãe te deu e tu não seguiste? Para não beber.

Que conselho da tua mãe nunca mais te esqueceste e vais querer passar à tua filha? Para não beber. Demais. Numa palavra, como descreves a tua relação com a tua mãe? De Mãe e filha. É mais do que uma palavra, mas é isso.

Kelly Bailey 21 anos

O que é que queres que a tua mãe saiba sobre ti, mas te é difícil admitir perante ela? Não lhe digo tantas vezes quanto devia que gosto dela.

Que segredos ou cumplicida­des existem entre ti e a tua mãe? Temos uma relação de muita cumplicida­de, acho que é a pessoa que me entende melhor e que mais quer o meu bem, mais do que a ela própria, que é uma coisa inexplicáv­el. E, cada vez mais, percebo que é a pessoa certa a quem contar segredos. Se eu precisar de desabafar, a primeira pessoa em quem penso é a minha mãe. Agora, os segredos que eu tenho com ela ninguém tem nada a ver com isso.

A tua mãe segue-te em todas as tuas redes sociais ou há alguma que manténs longe dos olhos dela? Sim, até é uma forma de acompanhar algumas das coisas que eu faço e que ela acaba por não saber. E não tenho nenhuma conta que ela não siga. Em que é que tu e a tua mãe são iguais? Dizem-me que somos iguais na forma de falar, principalm­ente ao telefone, confundem-nos imenso. Falamos as duas de forma rápida, colocamos muita energia a falar. Quando me ponho em palhaçadas a imitar alguém, dizem-me sempre “parecias tanto a tua mãe”. Também somos parecidas em termos de feitio.

Em que é que tu e a tua mãe são diferentes? No sentido de responsabi­lidade. Ela tem já esta responsabi­lidade de ser mãe e eu ainda não sinto esse nível de responsabi­lidade.

O que é que mais admiras na tua mãe? A energia dela.

Tem uma energia fora do normal, não conheço ninguém com essa energia, é muito positiva a forma como vê a vida.

O que é que te chateia mais na tua mãe? Que tenha sempre razão.

O que é que nunca se deve contar à mãe?

Acho que devemos contar tudo. Mesmo que às vezes não se conte porque não a queremos preocupar.

O que é que nunca se deve esconder da mãe?

Não me lembro de nada que ache que não devesse contar. As mães são sempre as pessoas certas para contar tudo, mesmo que às vezes se pense que não.

Quando pensas na tua mãe, ela é mais a mãe ou é mais uma grande amiga? Quando estou com os meus amigos e a minha mãe está, às vezes esqueço-me que ela é minha mãe, porque tem a capacidade de ter uma energia tão jovem, às vezes mais jovem que eu. Mas acho que, nos momentos importante­s, o papel dela de mãe está sempre lá.

Que conselho é que a tua mãe te deu e tu não seguiste? Que a vida é curta e não devo perder tempo a chatear-me com coisas pequenas, e, na minha idade, isso acontece muito. E ela faz mesmo questão de me passar essa mensagem, para levar a vida de uma maneira muito leve.

Que conselho da tua mãe tu nunca mais esqueceste e vais querer passar à tua filha? Espero um dia conseguir passar essa mesma mensagem, para levarem a vida com leveza.

Numa palavra como descreves a tua relação com a tua mãe? Infinita.

Filipa Almeida 17 anos

O que é que queres que a tua mãe saiba sobre ti, mas te é difícil admitir perante ela? Que às vezes lhe minto. Acho que ela sabe sempre, mas deixa passar. Que segredos ou cumplicida­des existem entre ti e a tua mãe? Ambas adoramos Nutella e é uma coisa muito nossa vermos filmes a partilhar um frasco de Nutella. Já comemos muitos frascos às colheradas.

A tua mãe segue-te em todas as tuas redes sociais ou há alguma que manténs longe dos olhos dela? Tenho amigas que não deixam as mães segui-las nas redes, mas a minha mãe segue-me, sim. Não tenho muito a esconder. Em que é que tu e a tua mãe são iguais?

A comer Nutella. Somos super gulosas, as duas.

Em que é que tu e a tua mãe são completame­nte diferentes? Eu já sou muito mais alta do que a minha mãe alguma vez será.

O que é que mais admiras na tua mãe? Ela é sempre simpática e boa com toda a gente, mesmo.

O que é que te chateia mais na tua mãe?

Que seja bastante mais baixa que eu.

O que é que nunca se deve contar à mãe?

O que fizemos na última saída à noite.

O que é que nunca se deve esconder da mãe?

Os amigos. A minha mãe conhece-os todos.

Quando pensas na tua mãe, ela é mais a mãe ou é mais uma grande amiga? A minha mãe é super minha amiga, mas é minha mãe. É muito mais minha mãe.

Que conselho é que a tua mãe te deu e tu não seguiste? Para não andar de trotinete na cidade.

Que conselho da tua mãe nunca mais te esqueceste e vais querer passar à tua filha? Para nunca deixar de lhe contar sempre que tiver um problema.

Numa palavra, como descreves a tua relação com a tua mãe? É uma relação muito doce. É da Nutella!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal