VOGUE (Portugal)

Kybelé, a deusa-mãe.

- Fotografia de Angelo Lamparelli. Styling de Özge Efek.

No princípio, era uma deusa. Hoje, são várias. Fotografia de Angelo Lamparelli. Styling de Özge Efek.

Deusa originária da Frígia, Kybelé – ou, em português, Cibele –, era considerad­a a "Mãe dos Deuses", ou Deusa mãe, e simbolizav­a a fertilidad­e da natureza. O seu culto começou nas regiões da Ásia Menor e alastrou-se por diversos território­s da Grécia Antiga, onde partilhava aspetos em comum com a deusa da Terra, Gaia. De acordo com aquele povo, Cibele seria também uma encarnação de Reia e era representa­da, frequentem­ente, com uma coroa de muralhas, símbolo do seu poder militar enquanto protetora e, ao mesmo tempo, arrasadora de cidades, com leões por perto ou num carro puxado por esses animais e uma cornucópia, o chifre da abundância, associado à fertilidad­e e à riqueza. Em Roma, esta Magna Mater (“a grande mãe”) acabou por ser um elemento religioso chave na segunda batalha romana contra Cartago. Os mitos estabelece­ram-na, depois, como uma deusa troiana, ou seja, uma deusa ancestral do povo romano através do Príncipe Eneias, e o seu culto disseminou-se pelo Império. No reino da Vogue, ela não é só a Mãe. Ela é a Mulher. Todas as mulheres.

 ??  ??
 ??  ?? Ajok: brincos Kybéle em prata banhada a ouro amarelo, EFEK. Na página ao lado, Greta: lingerie em cetim e tule de seda bordado a algodão, LA PERLA. Pendentes (usados no cabelo) The Sirocco em metal banhado a ouro amarelo, ALIGHIERI.
Ajok: brincos Kybéle em prata banhada a ouro amarelo, EFEK. Na página ao lado, Greta: lingerie em cetim e tule de seda bordado a algodão, LA PERLA. Pendentes (usados no cabelo) The Sirocco em metal banhado a ouro amarelo, ALIGHIERI.
 ??  ??
 ??  ?? Ajok: camisa (usada como saia) em linho e seda, HERMÈS. Na página ao lado, Giustina: brinco em metal, ACNE STUDIOS.
Ajok: camisa (usada como saia) em linho e seda, HERMÈS. Na página ao lado, Giustina: brinco em metal, ACNE STUDIOS.
 ??  ??
 ??  ?? Greta: tank em malha de algodão, MSGM. Cuecas em seda, SOFT AND WET.
Na página ao lado, Ajok: saia em linho e algodão, SPORTMAX. Brincos Kybéle em prata banhada a ouro amarelo, tudo EFEK.
Greta: tank em malha de algodão, MSGM. Cuecas em seda, SOFT AND WET. Na página ao lado, Ajok: saia em linho e algodão, SPORTMAX. Brincos Kybéle em prata banhada a ouro amarelo, tudo EFEK.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal