VOGUE (Portugal)

A beleza de quebrar as regras

E os padrões e as vontades alheias. A Veet juntou cinco mulheres que sabem que o seu lugar é onde elas quiserem, para uma campanha que é um grito anti resignação.

-

Os teus pelos. A tua Escolha. Está lançado o mote que pretende acabar com o estigma em relação aos pelos. “Muitas jovens nunca pensaram nos seus pelos como uma forma de expressão da sua personalid­ade, individual­idade e beleza. É isso que queremos mudar. Queremos normalizar o pelo como forma de expressão de beleza feminina, aceitando a sua remoção, descoloraç­ão, mas também a sua manutenção, em qualquer parte do corpo e em qualquer momento, sem que isso implique um comprometi­mento definitivo”, conta-nos Gustavo Gomes, Senior Brand Manager de Veet. Fresca, desempoeir­ada e pronta para iniciar a conversa sobre escolher, porque é disso mesmo que se trata, da possibilid­ade de escolher fazer o que queremos com o nosso corpo e de nos vermos representa­das nessas mesmas escolhas. “A Veet posiciona-se como o principal aliado das mulheres para o cuidado dos pelos corporais. Acreditamo­s que todas as mulheres são diferentes, com diferentes tipos de corpos, pele e pelos. E que a forma como os cuidam é uma escolha pessoal”, acrescenta Gustavo. A marca, que é número um no cuidado dos pelos corporais, inclui no seu portefólio soluções para arrancar, remover, recortar, aparar e descolorar pelos, para que ninguém fique de parte e para que todas as preferênci­as estejam representa­das. Falar de representa­ção (e de representa­tividade) é falar das cinco mulheres que deram o corpo ao manifesto, aliando-se à mensagem sobre empoderame­nto feminino através do cuidado do pelo, quebrando tabus e preconceit­os.

São cinco e singulares. Trazem consigo a sua própria história mas também encapsulam histórias que nem sempre vemos contadas. Margarida Antunes é a menina cheia de sonhos que vê no mundo digital as ferramenta­s para chegar a todo o lado e conta-nos que a beleza desta campanha está em quebrar os padrões: “Aceitei logo, sem pensar duas vezes! E como é uma marca que uso bastante no meu dia a dia, fiquei logo super entusiasma­da! Acho super importante ver diferentes corpos numa campanha, seja ela qual for.” Tatiana Martins é a promessa. Esta campanha é o seu primeiro passo como modelo e quis fazer parte dela “passa uma mensagem de liberdade para nós mulheres”, conta. “É muito gratifican­te poder participar num projeto que tenciona abrir a mentalidad­e das pessoas para a aceitação da mulher como ela é realmente, com ou sem pelos.” Ana Guimarães Lima é a esperança no futuro. “Acredito que isto é uma mudança de paradigma e deixa-me muito orgulhosa. Representa­r um corpo como o meu é uma forma de normalizar a presença das mulheres que fogem aos padrões de beleza estabeleci­dos”. Já Ionhinte Maria, quando questionad­a sobre o que significa ver corpos diferentes representa­dos numa campanha a nível nacional, responde-nos: “Significa uma vitória!!!”, assim, com três pontos de exclamação que não escondem o entusiasmo. Tal como as outras quatro mulheres, não pensou duas vezes antes de aceitar o convite: “Eu adoro desafios! Quando soube da campanha identifiqu­ei-me

logo com a mensagem e a Veet é uma marca de que sempre ouvi falar deste pequena.” Catarina Oliveira, feminista e ativista pelos direitos das pessoas com deficiênci­a, conta-nos que ficou surpreendi­da, mas feliz, com o convite da marca para protagoniz­ar uma campanha “que apenas pretende mostrar às mulheres os diferentes produtos que podem usar se se quiserem depilar. Pode parecer um pormenor não muito importante, mas o facto de não ser uma campanha cujo mote é falar sobre a deficiênci­a, mas sim incluir uma pessoa com deficiênci­a, culmina numa ação poderosíss­ima de representa­tividade da pessoa com deficiênci­a”, explica-nos Catarina. Está dado o primeiro passo, um passo que tem tamanho para incluir diferentes corpos e preferênci­as e devolver a todas as pessoas o poder de poder escolher o que fazer com os seus pelos.

 ??  ?? Da esquerda para a direita: Margarida Antunes, Tatiana Martins, Catarina Oliveira, Ana Guimarães Lima e Ionhinte Maria na campanha fotografad­a por Mário Príncipe.
Da esquerda para a direita: Margarida Antunes, Tatiana Martins, Catarina Oliveira, Ana Guimarães Lima e Ionhinte Maria na campanha fotografad­a por Mário Príncipe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal