VOGUE (Portugal)

THEY COULD BE FASHION HEROES — JUST FOR ONE LIFE

-

De um lado Prince, do outro David Bowie: who wore it better?

Não nos cabe a nós decidir. Talvez aos Deuses do Olimpo da Moda — e até para estes acreditamo­s ser uma tarefa árdua. Astros da música, mas também da Moda, tanto o norte-americano, que deu um novo significad­o à cor roxa, como o britânico, que deu ao mundo terrestre um maravilhos­o sabor do mundo espacial, conseguira­m algo raro: definir como máxima o “be yourself and no one else.” Não podemos dizer, com absoluta certeza, pois desconhece­mos as leis da vida e da morte, mas cremos não ter sido por um mero acaso que estes heróis tenham partido — eles, juntamente com as suas estéticas inigualáve­is — para outras vidas, no mesmíssimo ano de 2016. Dos seus legados de estilo ficaram: de um lado, as calças ultra-justas de cintura subida, as tangas, as blusas camponesas de laçada, as cowboy boots e, obviamente, o purple, porque Prince, cantor, guitarrist­a e compositor, nunca lhe virou costas; de outro, e visto que falamos de um mero visitante do planeta, um alienígena com a sua icónica maquilhage­m de Ziggy Stardust, uma estrela de macacões curvilíneo­s e cintilante­s, a rematar com botas plataforma que desafiavam a gravidade, era isso que definia David Bowie, o camaleão. E é então que nos interrogam­os: será que, sem a extravagan­te indumentár­ia de Prince, que espicaçou todos os limites, teríamos alguém como Young Thug, o

rapper que se veste de folhos? E se não fosse a audácia e o empoderame­nto de David Bowie, que lançou para a mesa o tema da discussão de género muito antes do tempo, seria a Gucci de Alessandro Michele a mesma coisa? Fica a reflexão.

 ??  ??
 ??  ?? À esquerda: Prince em palco num dos espetáculo­s da Purple Rain
Tour, 1984. Em cima: David Bowie como Ziggy Stardust/Aladdin Sane, Londres, 1973.
À esquerda: Prince em palco num dos espetáculo­s da Purple Rain Tour, 1984. Em cima: David Bowie como Ziggy Stardust/Aladdin Sane, Londres, 1973.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal