VOGUE (Portugal)

SILÊNCIO QUE SE VAI MOSTRAR A ÓPERA

-

Cinquenta e cinco looks para cinquenta e cinco óperas. Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli já nos tinham habituado ao clima de romance em tudo o que envolvia a Valentino. Porém, no desfile de apresentaç­ão da coleção de Alta-Costura para a primavera/verão de 2014, a dupla italiana elevou a fasquia do romance, ao inspirar-se na mais italiana das formas de arte musical: a ópera. O desfile abriu com um vestido em tule branco semitransp­arente, coberto de notas musicais bordadas a preto que recriaram a melodia de La valse de Violetta Valéry, de La Traviata, numa interpreta­ção quase literal do tema escolhido. A partir daí a dupla explorou uma ampla gama de tecidos e de proporções que procuraram representa­r as suas óperas preferidas. O tema da ópera de Madame Butterfly deu origem a uma 44 vogue.pt capa até ao chão coberta por borboletas tridimensi­onais coloridas e feitas de penas.

Aida foi reinterpre­tada como sendo um vestido ultradramá­tico em seda com franjas e o estampado de um leão a rugir na parte frontal da peça. E Romeu e Julieta deu vida a uma perfeita sinfonia entre fios bordados e ouro. No final, se dúvidas restassem, Chiuri explicou que queriam “descrever o caráter de cada protagonis­ta [da ópera] de uma forma primordial.” A criativida­de dos cenógrafos do Teatro Dell'Opera di Roma teve um efeito igualmente majestoso, com um cenário a fazer justiça ao local escolhido.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Três looks da etérea coleção de Alta-Costura primavera/verão 2014 da Valentino, na altura comandada por Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli.
Três looks da etérea coleção de Alta-Costura primavera/verão 2014 da Valentino, na altura comandada por Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal