VOGUE (Portugal)

Um Natal (mais) verde

Nesta quadra natalícia, todos os caminhos vão dar ao Príncipe Real. São mais de uma dezena as marcas portuguesa­s de Moda sustentáve­l que se juntam na concept store inaugurada pela plataforma Etikway.

-

Cada vez mais pedimos que o presente debaixo da nossa árvore de Natal seja metaforica­mente tão verde quanto a árvore em si. Há muito que deixámos de considerar a sustentabi­lidade uma tendência: ela é um estilo de vida, uma escolha, um caminho. E agora torna-se mais fácil seguir na direção certa, graças ao trabalho da Etikway e da sua fundadora, Lucie Gomes. Esta plataforma de Moda sustentáve­l fez sucesso em território francês e vem agora reunir as marcas e os designers portuguese­s cujas peças são produzidas com materiais orgânicos e reciclados, sempre certificad­os por entidades internacio­nais, como a OEKO-TEX ou a Global Organic Textile Standard. O próximo passo foi abrir o seu primeiro espaço físico em Portugal, inaugurado no passado mês de novembro na Embaixada, a galeria comercial que dá vida ao Palácio Ribeiro da Cunha, um dos edifícios mais emblemátic­os do Príncipe Real, em Lisboa. A concept store da Etikway conta com a participaç­ão de marcas como Banaya, Blush Atelier, Cura, Escapade, Haura, Jacarandá, Lazuli Shoes, LivingTide, Rute Doellinger, Sealov, Sensify, Siz, Sunkissed, unindo sob o mesmo teto o melhor que a Moda nacional tem para nos oferecer.

Ciente dos impactos da indústria da Moda no ambiente, a Etikway tem como principal missão a preservaçã­o do ambiente e dos seus recursos essenciais. Para tal, criou a sua própria fundação, a Etikway Foundation, com o intuito de apoiar monetariam­ente aqueles que trabalham diariament­e pela criação de um mundo mais verde, como a Associação Portuguesa para a Conservaçã­o da Biodiversi­dade (FAPAS) ou a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM). A cooperação é, aliás, um dos valores que rege o funcioname­nto da empresa criada por Lucie Gomes. O que une as várias marcas, organizaçõ­es e designers que funcionam sob a sua alçada é a vontade de colaborar: para impulsiona­r a indústria de Moda nacional e para trazer os melhores produtos, aos preços mais justos, até ao consumidor português.

Biquínis e fatos de banho, loungewear, conjuntos elegantes para o quotidiano, peças upcycled ou vestidos de gala feitos à medida. Estas palavras representa­m apenas um pouco do que poderá ser encontrado na concept store da Etikway, a forma mais simples de descobrir os criadores que colocam a sustentabi­lidade no topo das suas prioridade­s, ao mesmo tempo que nos permite sermos presentead­os com o talento e a paixão que define o trabalho do comércio local. Este Natal, é tempo de fazer a escolha mais certa. ●

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal