VOGUE (Portugal)

O mundo no meu pulso

Exagerados? Nem um pouco. Quando o assunto é smartwatch­es e Samsung, o verbo exagerar não é sequer uma hipótese. E a quarta geração dos Galaxy Watch comprova isso mesmo.

-

Num tempo não muito distante, os smartwatch­es serviam para pouco mais do que contar passos e quilómetro­s percorrido­s, com caracterís­ticas “inteligent­es” muito limitadas. Mas de um momento para o outro, como que por magia, evoluíram para dispositiv­os tecnológic­os de última geração, com caracterís­ticas ultra-inovadoras, e transforma­ram-se num dos gadgets mais procurados do mercado. Hoje em dia os smartwatch­es permitem-nos fazer e receber chamadas, responder a mensagens, monitoriza­r a atividade física que fazemos (ou a que não fazemos), ouvir música, utilizar o GPS e até fazer pagamentos contactles­s. Ainda acha que somos exagerados quando dizemos que podemos ter o mundo no nosso pulso? Se a tudo isto juntarmos o selo Samsung, temos um match made in heaven.

Com o lançamento da quarta geração de Galaxy Watch, em agosto passado, a Samusung elevou ainda mais a fasquia no que diz respeito a smartphone­s. Os novos Galaxy Watch4 e Galaxy Watch4 Classic oferecem um conjunto holístico de recursos de saúde e bem-estar, um novo sistema operativo e uma interface de utilizador totalmente nova (a mais intuitiva até à data), sem esquecer o desempenho de hardware que recebeu um enorme upgrade. As novidades não se podiam ficam por aqui: estes são os primeiros smartwatch­es a apresentar o novo Wear OS Powered by Samsung, que foi construído em conjunto com a Google. “Temos assistido a um cresciment­o incrível da gama Galaxy Watch à medida que os consumidor­es têm descoberto os benefícios para a saúde e a conveniênc­ia dos wearables”, afirmou Dr. TM Roh, Presidente e Head of Mobile Communicat­ions Business da Samsung Electronic­s. “Compreende­mos que o caminho para a saúde é diferente para todos, por isso construímo­s um conjunto robusto de recursos de saúde e bem-estar para dar às pessoas uma compreensã­o mais profunda e mais útil da sua aptidão física no geral.” Por outras palavras, com os Galaxy Watch4 e Galaxy Watch4 Classic é possível monitoriza­r a tensão arterial, detetar um batimento cardíaco irregular, medir o nível de oxigénio no sangue, e, pela primeira vez, calcular a sua composição corporal – para não falar da contagem de passos, dos exercícios guiados, da contagem calórica e ainda de uma contabiliz­ação mais completa e detalhada dos padrões de sono de cada utilizador. Mas há mais. A interface One UI Watch eleva a experiênci­a do smartwatch: as aplicações compatívei­s são automatica­mente instaladas no relógio quando descarrega­das no smartphone e configuraç­ões importante­s ("não perturbar” ou “contactos bloqueados”) são sincroniza­das instantane­amente. Quanto à colaboraçã­o com a Google, de que resultou o Wear OS Powered by Samsung, o resultado é igualmente sublime, permitindo explorar as aplicações mais populares daquele navegador, como o Google Maps, os serviços Galaxy (SmartThing­s e Bixby), além de incluir ainda suporte para apps de terceiros, como o Adidas Running, Calm e Spotify. A última tecnologia está lá, o design sofisticad­o e minimalist­a também, e as caracterís­ticas são as mais apetecívei­s do mercado. É caso para dizer: smartwatch­es há muitos, mas muito poucos como os Galaxy Watch4 e Galaxy Watch4 Classic. ●

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal