Tra­ta­men­to:

BO­OST DE HI­DRA­TA­ÇÃO

Women's Health (Portugal) - - BELEZA ROSTO FIRME -

O ros­to é o es­pe­lho mais fi­el que po­de­mos ter de tu­do o que fa­ze­mos di­a­ri­a­men­te, se­ja o que co­me­mos, o que be­be­mos, que ti­po de cre­mes usa­mos, que lo­cais vi­si­ta­mos, quan­tas ho­ras dor­mi­mos.

Se as olhei­ras an­dam de 'mão da­da' com as pou­cas ho­ras de so­no, a “pe­le ás­pe­ra, des­ca­ma­ti­va, es­bran­qui­ça­da e com per­da de elas­ti­ci­da­de” é o si­nal mais cla­ro de que os ní­veis de hi­dra­ta­ção já vi­ram me­lho­res di­as. Mas a cul­pa nem sem­pre é sua. Ape­sar de a de­si­dra­ta­ção es­pe­lha­da na pe­le po­der re­sul­tar de al­guns há­bi­tos diá­ri­os me­nos po­si­ti­vos – co­mo a má ali­men­ta­ção, a pou­ca in­ges­tão de água, os “ba­nhos lon­gos e quen­tes” ou o uso de “pro­du­tos de hi­gi­e­ne agres­si­vos” -, a ver­da­de é que há um con­jun­to de fa­to­res ex­ter­nos que tam­bém pe­sa nes­ta equa­ção e que faz com que a nos­sa fa­ce pa­re­ça um de­ser­to. É o ca­so do “cli­ma frio e se­co”, do “ven­to for­te” ou do “ar quen­te e se­co dos aque­ci­men­tos nos in­te­ri­o­res”, ex­pli­ca a der­ma­to­lo­gis­ta. Hi­dra­tar por den­tro é o pri­mei­ro pas­so a dar, mas pro­cu­rar aju­da jun­to de um pro­fis­si­o­nal é a for­ma mais se­gu­ra de de­vol­ver a de­vi­da hi­dra­ta­ção à pe­le.

Se de­se­ja um tra­ta­men­to mais in­ten­so e apro­fun­da­do, as “mi­croin­je­ções de áci­do hi­a­lu­ró­ni­co na der­me” as­su­mem-se co­mo a téc­ni­ca mais ade­qua­da pa­ra es­te mal cu­tâ­neo – que ten­de a agra­var­se à bo­leia do en­ve­lhe­ci­men­to e, cla­ro, da ge­né­ti­ca.

Se a sua car­tei­ra não per­mi­te um tra­ta­men­to es­pe­ci­a­li­za­do em clí­ni­cas der­ma­to­ló­gi­cas, en­tão co­me­ce a cui­dar (ain­da mais) da pe­le em ca­sa. “Cre­mes hi­dra­tan­tes de tex­tu­ra ri­ca (con­ten­do ce­ra­mi­das, áci­do hi­a­lu­ró­ni­co), apli­ca­dos vá­ri­as ve­zes ao dia” são os mais acon­se­lha­dos pe­la es­pe­ci­a­lis­ta. An­tes do cre­me hi­dra­tan­te po­de ain­da apli­car um sé­rum ou tó­ni­co hi­dra­tan­te. E, pe­la sua saú­de, be­ba água!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.