Women's Health (Portugal)

Sliders

- POR JOÃO LOPES

Pequenos e fáceis de arrumar em qualquer mala, estes desafiante­s discos são perfeitos para um treino rápido e eficaz. Não deixe os resultados escorregar­em.

Os sliders são dois pequenos amigos que andam aos pares, mas que, para além de promoverem a perda de gordura e a tonificaçã­o muscular, são um acessório para complement­ar um treino de força e mobilidade, isto porque exigem equilíbrio, agilidade, coordenaçã­o, entre outras capacidade­s”, explica Inês Lopes, Personal Trainer, no PUMP Almada.

Está à espera do quê? Faça o plano que se segue e desafie-se com estes dois pequenos amigos.

1 ESCALE MONTANHAS Alvo: coxas e abdominais

a) Coloque-se numa posição de prancha, com os braços estendidos e alinhados com os ombros, e com os bicos dos pés apoiados nos sliders. Controle o tronco de modo a não perder o equilíbrio.

b) Flita e deslize o joelho direito na direção do peito. De seguida, volte à posição inicial, enquanto desliza o joelho esquerdo na direção do peito. Num movimento alternado e constante, tente aumentar a velocidade, mas mantenha uma posição correta.

Sente a queimar? Boa, é sinal de que está a trabalhar.

2 LUNGE LATERAL Alvo: glúteo e abdutores

a) Coloque o pé direito em cima de um slider, enquanto que o pé esquerdo fica apoiado no chão. Parece fácil? Procure a melhor forma de manter o equilíbrio.

b) Com as costas direitas, apoie o seu peso na perna esquerda enquanto desliza a perna direita para a lateral. Flita o joelho esquerdo, à medida que vai afastando as pernas uma da outra. Contraia a zona abdominal e aperte o glúteo. Volte à posição inicial mantendo sempre uma postura direita.

3 ABS ROLL-OUT Alvo: abdominais e costas

a) Coloque-se na posição de quatro apoios, com as palmas das mãos em cima dos sliders. Alinhe os braços, estendidos, com os ombros. Olhe sempre em frente e mantenha as costas direitas, assim como a zona abdominal e lombar contraída para manter o equilíbrio e a postura.

b) Deslize lentamente os braços para a frente a aguente firme. Estenda o máximo que o seu equilíbrio permitir, de modo a fazer um movimento seguro e firme e regresse à posição inicial. Certifique-se de que toda a força usada provém dos abdominais e não da cintura ou das costas.

4 SACA-ROLHAS Alvo: glúteo e abdominais

a) Comece na posição de prancha com as pontas dos pés apoiadas nos sliders.

b) Leve o joelho esquerdo até ao peito e, de seguida, cruze a perna esquerda, para que o slide passe por baixo da sua perna direita, alinhando o slider com a mão direita.

c) Estique a perna o máximo que conseguir, de forma a manter uma postura correta. A sua anca é capaz de queimar, mas é sinal de que está a trabalhar bem. Regresse à posição inicial e troque de perna. Vá alternando.

5 ELEVAÇÃO PÉLVICA Alvo: isquiotibi­ais e glúteo

a) Deite-se de barriga para cima, com os calcanhare­s apoiados nos sliders e as palmas das mãos apoiadas no chão. Contraia o glúteo de modo a que este levante do chão, mantendo os ombros e as mãos como apoio.

b) Eleve a cintura à medida que desliza os sliders na direção das suas mãos. Depois, regresse lentamente à posição inicial.

 ??  ?? Faça 4 a 6 circuitos de 1 minuto em cada exercício, descanse cerca de 45’’ a 1’ após cada circuito. Faça o maior número de repetições durante esse mesmo minuto, dê o máximo e desfrute do momento.
Faça 4 a 6 circuitos de 1 minuto em cada exercício, descanse cerca de 45’’ a 1’ após cada circuito. Faça o maior número de repetições durante esse mesmo minuto, dê o máximo e desfrute do momento.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal