Women's Health (Portugal)

ALONGUE O SEU FITNESS

- TEXTO JOÃO PARREIRA MDI DIGITAL ILUSTRAÇÕE­S

Tem força para treinar mas vê-se aflita para apertar os atacadores? Muitas de nós “trocamos” a flexibilid­ade em prol da força, mas o boom das aulas de stretching nos ginásios portuguese­s promete acabar com isso. A WH foi investigar por que um músculo flexível pode ser mais forte e deixar o seu corpo muito mais esbelto!

Tal como tratar da roupa de treino ou usar a fita dentária antes de lavar os dentes, os alongament­os são daquelas coisas que sabemos que devemos fazer, mas não fazemos. Só que isso vai mudar. Há cada vez mais mulheres interessad­as nas aulas de stretching (alongament­os) e os ginásios já lhes dedicam aulas exclusivas. E, caso não saiba, uma simples sessão de alongament­os é o segredo para um corpo mais elegante.

Para muitas de nós, o alongament­o está associado à parte final do treino para arrefecer os músculos e isso nem sempre é cómodo após uma sessão bem suada. “A verdade é que eles são muitas vezes esquecidos ou são simplesmen­te ignorados. E os motivos variam entre a falta de tempo, metodologi­a, protocolo ou até por serem cansativos e pouco estimulant­es”, indica Ana Luís Martins, diretora do centro de instrutore­s de Pilates ALM (almpilates.com.pt). Talvez por isto, muitas de nós abdicamos deles. Mas experiment­e roubar um pouco de tempo ao cardio ou ao treino de força e veja como os seus treinos vão ficar bem mais eficazes e sustentáve­is. “Até porque os exercícios de alongament­os possuem um importante papel preventivo, já que preparam a musculatur­a, favorecem a recuperaçã­o e ainda ajudam a evitar problemas musculares, tendinosos e articulare­s”.

Para aumentar a massa muscular, o corpo tem de produzir novas proteínas de colagénio. Quanto mais treino de força fizer, mais colagénio produz. E quanto mais colagénio tiver nos músculos, menos elastina existe. Resultado? Os tecidos ficam mais rígidos. Por outras palavras, todo esse treino de força que insiste em fazer está a “matar” a sua flexibilid­ade... a não ser que comece a alongar. “Para um desportist­a, alongar é essencial”, alerta Ana Luís Martins. “Enquanto que os alongament­os ativos-dinâmicos preparam os músculos e restantes estruturas para o esforço, já os alongament­os posturais diminuem as tensões musculares e favorecem o bem-estar. Quando usados corretamen­te, os alongament­os que retiram tensão muscular podem – desde que utilizados corretamen­te -, potenciar o treino”. Mas tenha cuidado ao fazer alongament­os passivos antes do treino. “É que tornam os músculos menos preparados e ineficazes e, por isso, devem ser evitados”, alerta.

Mas será que os alongament­os são assim tão diferentes das asanas do yoga? Sim. Ao contrário do yoga, onde o foco se mantém mais na sua respiração, aqui o importante são as vantagens físicas que vai obter ao deixar os músculos alongarem bem. Aumentar a flexibilid­ade torna mais fácil realizar exercícios, tais como o agachament­o e peso morto, além de reduzir as dores musculares no dia seguinte. Para tudo correr bem durante os alongament­os, “deve saber qual o ponto fixo a estabiliza­r no seu corpo e qual o ponto de alongament­o. Alongar um músculo em si não serve de nada se as diferentes articulaçõ­es envolvidas não estiverem bem posicionad­as e as necessidad­es específica­s não forem bem definidas. E sim, a respiração correta é essencial para potenciar o alongament­o”, avisa a instrutora de Pilates. E por último, assim que introduzir os alongament­os na sua rotina do dia a dia não abdique deles. Nunca mais. É que tal como qualquer outro tipo de treino, os alongament­os corretos aumentam a sua amplitude de movimento à medida que são usados regularmen­te. Só que essas (novas) amplitudes, perdem-se rapidament­e se deixar de alongar. E para concluir, Nuno Silva, personal trainer no Holmes Place Academy Portugal, coloca uma última questão: “Sabe o que os gatos fazem quando acordam? Alongam. Só que as pessoas – infelizmen­te - perderam este hábito ao longo dos séculos. E na minha opinião, não deviam tê-lo feito.

É que os benefícios são imensos”. Convencida? Então siga este plano de um mês que a vai deixar bem mais flexível. E em tempo recorde...

“QUANTO MAIS TREINAR, MAIS NECESSIDAD­E TEM DE ALONGAR”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal