ES­PE­LHO MEU, ES­PE­LHO MEU…

Women's Health (Portugal) - - ESPECIAL CORPO -

O es­pe­lho po­de ser um ini­mi­go, mas po­de tam­bém ser o ali­a­do ines­pe­ra­do na acei­ta­ção da uni­ci­da­de de ca­da cor­po. O que nos di­zem os es­pe­ci­a­lis­tas so­bre is­so?

80% das mu­lhe­res por­tu­gue­sas

sen­tem-se bo­ni­tas. “A mu­lher de­ve as­su­mir que o cor­po ide­al não exis­te, por­que se, por de­fi­ni­ção, é ide­al, nun­ca o al­can­ça­rá. Acei­tar as trans­for­ma­ções de­cor­ren­tes do en­ve­lhe­ci­men­to. [De­ve] Re­co­nhe­cer que o in­vó­lu­cro é im­por­tan­te, mas o con­teú­do é o que sus­tém e ali­men­ta as re­la­ções”, diz Ma­ria Jú­lia Va­lé­rio, pro­fes­so­ra uni­ver­si­tá­ria e coordenadora do Ser­vi­ço de Psi­co­lo­gia do Cen­tro Hos­pi­ta­lar V.N.Gaia/Es­pi­nho.

37% con­fes­sa que a bar­ri­ga flá­ci­da é a par­te do cor­po que mais a dei­xa des­con­for­tá­vel quan­do es­tá nua com

a ca­ra-me­ta­de. “Hor­mo­nal­men­te, só o fac­to de trei­nar vai con­tri­buir pa­ra que se sin­ta mais fe­liz. Se­ja um bo­ca­di­nho egoís­ta e olhe um pou­co pa­ra o seu um­bi­go… se­rá im­por­tan­te pa­ra re­du­zir aque­la gor­du­ri­nha”, acon­se­lha o per­so­nal trai­ner Hu­go Cos­ta.

66% das por­tu­gue­sas não an­dam

nu­as pe­la ca­sa. “A nu­dez e o conforto com a mes­ma es­tão re­la­ci­o­na­dos não só com a for­ma co­mo o pró­prio se vê nes­se cor­po, mas tam­bém com o seu bem-es­tar em ge­ral. Se me sen­tir bem na pe­le que vis­to, in­de­pen­den­te­men­te da si­lhu­e­ta que apre­sen­to, en­tão não me vou sen­tir des­con­for­tá­vel na nu­dez com quem par­ti­lho a mi­nha in­ti­mi­da­de”, diz a se­xó­lo­ga Vera Ribeiro.

40% das por­tu­gue­sas di­zem acei­tar

o cor­po tal co­mo é. “Acei­tar-se só po­de ser po­si­ti­vo, nes­te ca­so. É bom e mo­bi­li­za­dor es­tar in­sa­tis­fei­to com a ma­gre­za ex­ces­si­va ou obe­si­da­de in­ca­pa­ci­tan­te. Es­tar de bem com o seu cor­po, ape­sar de, se­gu­ra­men­te, lhe re­co­nhe­cer im­per­fei­ções, é si­nal de boa saú­de men­tal”, re­al­ça Ma­ria Jú­lia Va­lé­rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.