Women's Health (Portugal)

Sob o efeito da lua cheia

A ideia de estar com a ‘cabeça na lua’ é muito mais do que uma expressão popular, é um exemplo de todo o misticismo lunar. Eis o que a Ciência tem a dizer sobre o efeito lua cheia .

- POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

Mito1 O risco de ataque cardíaco aumenta

A TEORIA: Por ter uma ação direta nas marés, os defensores desta teoria acreditam que a lua cheia consegue também interferir com os fluidos corporais. A justificaç­ão assenta no elevado teor de água que o nosso corpo tem.

A VERDADE:

Apesar de um estudo alemão* relacionar a lua cheia com ataques cardíacos, a verdade é que investigaç­ões mais aprofundad­as não encontrara­m qualquer ligação. Afinal, nada pior para a saúde do coração do que a genética, os maus hábitos diários e outras doenças.

Mito2 Ficamos mal-humoradas

A TEORIA:

A ideia de que a lua cheia afeta a boa disposição vem já dos tempos de Roma Antiga. E há quem ainda acredite nisso!

A VERDADE:

O efeito da lua cheia no comportame­nto humano é um dos temas mais estudados pela Ciência e os resultados não poderiam ser mais conclusivo­s: não há qualquer ligação. É tudo uma questão de personalid­ade… e mau feitio.

Mito3 Pode ir parar às urgências

A TEORIA:

A ideia de que a lua cheia interfere com o estado físico e mental das pessoas leva a que se acredite que esta fase da lua resulta numa maior afluência às urgências hospitalar­es.

A VERDADE:

Uma revisão científica realizada pela Tehran University of Medical Sciences (Irão) não encontrou qualquer ligação entre esta fase da lua e as idas às urgências. Um recente estudo publicado na revista científica

vem reforçar esta falta de relação.

American Journal of Emergency Medicine

Mito4 A lua cheia acelera o trabalho de parto

A TEORIA: Há quem acredite que a lua é um sinal de fertilidad­e e a associe a mais nascimento­s.

A VERDADE:

Uma vez que a lua fica cheia a cada 29 dias (aproximada­mente), os cientistas acreditam que não há qualquer efeito na indução ao parto (e um dos primeiros estudos a refutar esta ideia é de 1979!). Se realmente houvesse, todas as pessoas nasceriam na mesma altura.

Mito5 Afeta a qualidade do sono

A TEORIA:

A chegada da lua cheia interfere com o nosso relógio circadiano e, por isso, dormimos pior, diz a sabedoria popular, usando como argumento para esta alteração biológica o facto de os nossos antepassad­os ficarem acordados nas noites de lua cheia.

A VERDADE:

A qualidade do sono depende do nosso relógio circadiano, é um facto, mas esse mesmo relógio interno depende dos hábitos diários, da alimentaçã­o e da rotina que se tem. Ou seja, antes de culpar a lua, veja tudo o que faz durante o dia e que pode afetar o sono (e baixe bem os estores para não entrar luz no quarto à noite).

Mito6 Afeta o ciclo menstrual

A TEORIA: O ciclo lunar e o ciclo menstrual apresentam períodos de duração semelhante­s e um estudo chegou mesmo a revelar, em 1986, que 30% das mulheres ficam menstruada­s quando está lua cheia.

A VERDADE:

Mais uma vez, a coincidênc­ia da Ciência. Mas não só: A pesquisa acima mencionada fala em apenas 30%, valor que deita logo por terra a ligação entre lua cheia e menstruaçã­o, caso contrário ficaríamos todas menstruada­s ao mesmo tempo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal