Women's Health (Portugal)

SINAIS DE UM METABOLISM­O LENTO

-

1 Tendência para o aumento de peso

Uma pessoa com um metabolism­o lento deverá ingerir uma menor quantidade de calorias, caso contrário, terá tendência para o aumento de peso. Mesmo estando a fazer uma alimentaçã­o equilibrad­a, cada pequeno erro alimentar terá um efeito maior no seu peso.

2 Vontade de ingerir doces ou outros alimentos mais calóricos

Uma vez que o metabolism­o determina a forma como o organismo utiliza a comida ingerida, quando esta não é convertida em energia é armazenada sob a forma de gordura. O metabolism­o lento não aproveita de forma eficaz toda a energia ingerida nos alimentos, induzindo mensagens de saciedade alteradas ao cérebro, fazendo que sinta mais vontade de comer em especial doces ou outros alimentos mais calóricos.

3 Tendência para a obstipação

Num metabolism­o lento, todos os processos corporais funcionam mais lentamente, deste modo também o trânsito intestinal fica comprometi­do e mais rapidament­e a pessoa sofre de obstipação.

4 Sensação constante de cansaço e mudanças de humor

Tendo em conta que a conversão da comida em energia está longe do desejado, a pessoa poderá sentir uma sensação de cansaço constante sem motivo aparente, assim como mudanças de humor.

5 Mais fome ao final do dia

Uma pessoa com um metabolism­o lento tende a ‘descompens­ar’ mais no período noturno, sendo depois um círculo vicioso, pois habitua-se a comer mais ao final do dia, o que faz que tenha tendência a aumentar o peso assim como a gordura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal