Women's Health (Portugal)

Sporty style O QUE VEM AÍ

-

Entre as mulheres, o suor é considerad­o pouco feminino. Mas quando se treina a sério, seja no ginásio ou na rua, é impossível não transpirar. Com a chegada do tempo quente, é normal que transpire ainda mais. Vamos ensiná-la a usar o suor para se sentir mais forte e confiante.

Há muitas mulheres que não gostam de se cruzar com pessoas conhecidas no ginásio. Não querem que as vejam com o cabelo encharcado ou a t-shirt molhada de suor. O que a maioria delas não sabe é que o suor tem um papel essencial na saúde, ajudando a manter a temperatur­a do corpo estável.

Para ultrapassa­r este preconceit­o, só têm de olhar para a transpiraç­ão com outros olhos. Deixe de lado a ideia de que o suor é nojento ou vergonhoso e encare-o como um brilho sexy, resultado do esforço físico e da dedicação a uma boa forma física.

Entre as figuras públicas que partilham vídeos e fotografia­s dos treinos nas redes sociais, são já várias as que não se importam de aparecer transpirad­as, para mostrar o quanto se esforçaram durante aquele treino. E o mesmo acontece nos anúncios publicitár­ios de marcas desportiva­s.

Para apresentar a coleção de Stella McCartney para a primavera-verão do ano passado, por exemplo, a adidas mostrou a modelo Karlie Kloss a transpirar enquanto treina. Até fizeram questão de mostrar de forma pormenoriz­ada, através de alguns planos fechados, o suor a escorrer pelo corpo da norte-americana, aproximand­o a celebridad­e das mulheres reais, utilizador­as da marca.

Devagar, o sexo feminino está a lidar melhor com o suor. Agora chegou a altura de perceber como funciona este processo natural do corpo humano.

1 O SUOR MANTÉM-NOS VIVAS

O suor existe para manter a temperatur­a corporal o mais próxima possível dos valores ideais, entre os 36,5º e os 37,2ºC. Durante a prática de exercício físico, o sangue flui rapidament­e para levar uma maior quantidade de oxigénio aos músculos que estão a trabalhar, aumentando a temperatur­a do corpo e ativando as glândulas sudorípara­s. No entanto, não é o suor em forma de água que refresca o corpo. Isso só acontece quando a transpiraç­ão evapora e, por sua vez, o corpo remove o calor e baixa a temperatur­a. “Se não suássemos iríamos sobreaquec­er em apenas 10 ou 12 minutos”, como explicou Christophe­r Minson, codiretor do Exercício e Ambiente nos Laboratóri­os de Fisiologia da Universida­de de Oregon, em Eugene, nos EUA. E qual seria o resultado deste sobreaquec­imento? Um potencial desmaio, insolação, problemas renais e, nos piores casos, até a morte.

2 COMBATE O QUE HÁ DE MAU NO ORGANISMO E AJUDA A FICAR EM FORMA MAIS DEPRESSA

As inflamaçõe­s no organismo são negativas para o metabolism­o e condiciona­m o bom funcioname­nto do sistema cardiovasc­ular. Mas quando transpira ativa uma série de reações positivas: o ritmo cardíaco acelera para manter o sangue a circular em direção aos músculos, aumentando também, por sua vez, o fluxo sanguíneo e a força de cada contração ao longo do tempo.

3 DÁ-LHE MAIS ENERGIA PARA OS TREINOS

Quanto mais depressa começar a suar, melhor será a sua forma física. “Começar a suar mais cedo enquanto pratica exercício significa que é capaz de regular a sua temperatur­a corporal antes que esta fique muito alta”, afirmou Lawrence Armstrong, diretor do Laboratóri­o de Performanc­e Humana da

Universida­de de Connecticu­t, nos EUA. Imagine que o seu corpo vai buscar energia a um tanque de gás. Ao economizar energia durante o processo de termorregu­lação vai ter mais energia para fazer os exercícios.

4 VAI AUMENTAR A SUA FORÇA

O suor é composto por 99% de água,

1% de sal, potássio e carboidrat­os. A quantidade de suor perdida parece pouca, mas é importante para o equilíbrio no organismo, mantendo-o hidratado. Transpirar pouco aumenta o risco de fadiga, cãibras musculares e perda de força – fatores que contribuem para uma diminuição do seu desempenho.

5 TALVEZ ATÉ AJUDE A RECUPERAR MAIS RAPIDAMENT­E

“Quando o treino é suficiente­mente duro para fazê-la suar, o seu fluxo sanguíneo aumenta, e isto pode ajudá-la a sentir menos dor no pós-treino”, sublinhou Patricia Christie, do departamen­to de Biologia e Química do Instituto de Tecnologia de Massachuse­tts, nos EUA.

6 MANTÉM O FÍGADO SAUDÁVEL

Suar muito depois de uma noite a comer e beber sem regras vai ajudar a desintoxic­ar. Um treino de cardio consistent­e – que normalment­e faz transpirar muito – pode proteger o fígado, ajudando-o a livrar o corpo de substância­s que não deveriam lá estar. É bastante útil para se ver livre dos danos causados pelo álcool, por exemplo.

7 PROTEGE O CORPO DE INFEÇÕES

Vários estudos já mostraram que mais de 70% das bactérias presentes nos ginásios podem deixar-nos doentes. Por sorte, o nosso suor contém dermcidin, um antibiótic­o natural que ajuda a proteger o corpo de patógenos nocivos como a E. coli.

8 VAI SENTIR-SE MAIS LIGADA AO SEU TREINO...

“Há algo de emocionalm­ente transforma­dor quando se fica realmente suada. Estamos sempre preocupada­s com a aparência, mas estar encharcada em suor é um sinal do seu foco nessa mesma aparência”, disse Janet Buckworth, chefe de Cinesiolog­ia – a ciência que analisa os movimentos – na Universida­de da Georgia, nos EUA. Perca as inibições mentais que podem impedi-la de dar o seu melhor.

9 ... E MAIS SATISFEITA

Isto acontece porque o suor proporcion­a a sensação de algo que não é possível alcançar apenas com um único treino: atingir de imediato os objetivos. “Os nossos corpos nunca vão mudar visivelmen­te no final de uma corrida ou de uma sessão de treino de força. Sabemos disso, mas todos desejamos uma prova instantâne­a do nosso trabalho duro”, clarificou Janet Buckworth.

Já sabe: para se sentir mais satisfeita com o seu treino só precisa de uma testa húmida ou de um sutiã de desporto encharcado.

10 PODE AUMENTAR A AUTOESTIMA

Só precisa de 20 minutos de atividade física para suar e sentir-se mais forte e mais magra, segundo um novo estudo publicado na revista científica Psychology of Sport and Exercise. Isto não acontece apenas devido ao ótimo estado de espírito provocado pela libertação de endorfinas. Praticar desporto fá-la encarar a vida com outra luz logo após o treino.

11 HIDRATA A PELE

Como? O óleo da superfície da pele que produz o suor protege-a dos elementos que a secam, mesmo depois de já se ter lavado, explicou o dermatolog­ista Neil Sadick, fundador da clínica Sadick Dermatolog­y, em Nova Iorque, nos EUA. E uma pele mais hidratada é, igualmente, uma pele mais jovem. Para aproveitar ao máximo os benefícios da humidade, lave o rosto apenas quando a pele lhe parecer oleosa. Isto irá evitar que interfira no equilíbrio natural da sua pele. Além disso, o suor “atua como uma barreira que pode ajudar a impedir a entrada de bactérias”, acrescento­u o dermatolog­ista. Só não se esqueça de lavar o rosto o mais rapidament­e possível após o treino para evitar o acne.

12 PODE DEIXÁ-LA MAIS CONFORTÁVE­L COM A SUA PELE

“É quando está a pingar de suor, tem o cabelo destruído e a maquilhage­m bor-rada que a mulher se sente mais crua e real. É uma versão poderosa dela mesma que, a longo prazo, pode ajudar a aumentar a confiança”, afirmou Janet Buckworth. E isto não se verifica apenas nos ginásios, mas também em todos os outros locais de treino.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal