Women's Health (Portugal)

Melhor postura, menos lesões

Nada como conhecer este movimento pela voz de quem mais sabe.

-

A quem se dirige?

Diz Vera Ventura que este é um exercício a ser executado por todos, “desde que ajustado às capacidade­s e limitações de cada um”. Quando realizado corretamen­te, “o deadlift é destinado a quem quer aumentar o seu metabolism­o, reduzir massa gorda, aumentar a força ou massa muscular e ainda a quem pretende melhorar a sua postura”, acrescenta. Com a correta adaptação de peso, é transversa­l a muitos.

Que benefícios?

Melhorar a postura corporal e prevenir dores na região da lombar, muitas vezes causadas por má postura no trabalho é o suficiente para fazer deste o exercício favorito de todas as que passam o dia sentadas à secretária. Mas as vantagens não se ficam por aí: com este exercício, aumenta-se a estabilida­de do core que, como explica a personal trainer, “são os músculos que rondam o nosso centro de gravidade”.

O que trabalha?

Lombar, isquiotibi­ais, trapézios, dorsais, abdominais, quadricipe­tes, glúteos, ombros e braços. Todos estes músculos são potenciado­s quando se executa o deadlift e, por isso, como refere a personal trainer, “só podia trazer inúmeros benefícios”. Com apenas este movimento, desenvolve-se ainda a força das costas e pernas, por isso, quase podemos afirmar que trabalha o corpo da cabeça aos pés.

Core bem contraído

Como explicou anteriorme­nte Vera Ventura, o core é a zona do corpo que ronda o centro da gravidade do nosso corpo. Tê-lo bem trabalhado e ativo é a base que irá garantir o suporte que tantos outros exercícios carecem – da corrida ao próprio levantamen­to de pesos, deadlift inclusive. Por isso, nada como incluir este movimento numa completa sequência de exercícios de força pensados em quem procura um treino completo e dinâmico.

É para emagrecer!

Sabemos bem que já não acredita na ideia de que só os treinos de cardio servem para quem quer emagrecer. Conjuntar exercícios de cardio com sequências de exercícios mais dinâmicas e explosivas - que incluam movimentos de força - vai estimular o corpo da forma que precisa ao fazer com que queime calorias não só durante o exercício mas também posteriorm­ente.

Prepare-se para o dia-a-dia

Não é demais voltar a referir a melhor postura que resulta da prática de deadlifts. Assim que tiver o movimento bem interioriz­ado, não voltará certamente a levantar um objeto pesado sem o cuidado de adotar uma postura que lhe proteja a lombar e evite lesões. Além disso, porque este exercício fortalece o core – sim, outra vez esta zona do corpo – a sua postura vai ganhar melhorias em vários aspetos, nomeadamen­te ao reduzir a tensão que sentia pela má postura com que passava o dia sentada no escritório ou mesmo ao andar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal