Women's Health (Portugal)

Resistenci­a

-

O QUE É?

“A força de resistênci­a representa a capacidade de se manter o valor de força num tempo prolongado”, explica Rosário Abrantes, personal trainer no Fitness Hut Oeiras. Para treinar esta componente da força muscular, “opte por protocolos com cargas leves (50 a 65% RM), muitas repetições (20 a 30) e 3 a 5 séries com intervalos curtos entre séries”. PARA QUE SERVE?

É um tipo de treino variado. Como tal, “vai prevenir a monotonia, integra um grande volume de treino, é ótimo para crosstrain­ing e promove a melhoria da condição física geral”. Com este método “desenvolve o endurance, ou seja, a capacidade de manter um esforço e uma intensidad­e pouco elevada durante um longo período de tempo”.

COMO FAZER?

Segundo Rosário Abrantes, “o método de força de resistênci­a utiliza o princípio de um circuito de exercícios (com um tempo de intervalo reduzido/mínimo entre exercícios), sendo normalment­e utilizado um exercício para cada um dos pilares do movimento (ou principais grupos musculares)”.

O TREINO

Esta rotina foca-se em trabalhar os músculos durante mais tempo, usando uma resistênci­a mais suave. Em vez de repetições, aposte no elástico de resistênci­a e nos sliders para estimular ao máximo os músculos e deixá-los a arder, sem recorrer a carga pesadas. Aponte para 2-3 voltas.

DICA WH

Para aumentar o efeito de resistênci­a, faça cada movimento durante 90 segundos ou 2 minutos. Também pode sempre acrescenta­r mais voltas ao circuito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal