Women's Health (Portugal)

Na onda CERTA

- POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

AGENDA PREENCHIDA, EMPREGO DE GRANDE RESPONSABI­LIDADE, REUNIÕES CONSTANTES, VIAGENS LONGAS. RITA PIÇARRA É DIRETORA FINANCEIRA DA MICROSOFT PORTUGAL E A PROVA DE QUE É POSSÍVEL TER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E ATIVO ATÉ MESMO QUANDO A ROTINA NEM SEMPRE JOGA A FAVOR.

Campeã regional de surf pela Associação de Surf da Costa de Caparica, campeã nacional de kickboxing (na categoria de seniores -50 kg), nadadora durante 15 anos, praticante de ballet. Este é o (invejável) currículo desportivo de Rita Piçarra, atual diretora financeira da Microsoft Portugal. Apesar de ser uma amante confessa de desporto – “é a minha forma de fazer pause na realidade à minha volta”, diz-nos – e de ter experiment­ado primeiro a natação e depois o kickboxing, foi no surf que Rita encontrou (e ainda encontra) o seu ponto de equilíbrio, a sua “terapia”,

como lhe chama. “O surf é, para mim, o melhor momento de descontraç­ão, de ligação com o mar, de agradecime­nto infinito à natureza. O silêncio, enquanto espero pela próxima onda, é terapêutic­o. Não penso em nada, deixo-me levar no azul profundo”, revela, salientand­o que “quando estou no outside à espera da próxima onda, toda a minha mente desliga. Foco-me na onda que quero apanhar e o que vou conseguir fazer com ela. Naqueles momentos nada mais importa do que estar ali, no presente, a desfrutar de cada momento”.

Apesar de toda esta paixão pelo surf – que já inspirou a sua filha de 6 anos –, Rita admite que só começou a levar esta modalidade a sério a partir dos 18 anos. Começou por aprender sozinha “nas águas frias da Costa de Caparica, na praia do parque de campismo da SFUAP”, treinava a técnica no quarto e foi aprendendo com os seus próprios erros. “Um momento cómico foi quando três meses depois de começar a aprender descobri que prendia o leash no pé errado. Demorei cerca de seis meses para me conseguir equilibrar na minha prancha 6’2’’, mas recordo até hoje a sensação indiscrití­vel de percorrer uma onda, da sintonia com o mar, da gratidão com a natureza e de poder partilhar a sua força”, conta à Women’s Health.

DESPORTO COMO PRIORIDADE

Depois de ter percorrido parte do mundo com a Microsoft – Miami e Redmond (EUA), São Paulo (Brasil), Paris (França) e Madrid (Espanha) –, Rita percebeu que “é incrivelme­nte

difícil para mim viver longe do mar”, especialme­nte daquele que bem conhece. Mas isso não serviu de desculpa para parar de fazer exercício físico de forma regular. “Nos anos em que estive a trabalhar fora de Portugal, continuei sempre a praticar desporto e fui acrescenta­ndo alguns à lista. Em Miami, por exemplo, apaixonei-me pelos ritmos latinos e pela zumba”, revela. De regresso a casa, estando a ocupar o cargo de diretora financeira da Microsoft Portugal desde 2018, Rita equilibra agora o prazer de surfar ao fim de semana e nos finais de tarde com as idas regulares ao ginásio, onde é acompanhad­a pelo personal trainer Ricardo Carreira, um trabalho conjunto que se espelha na sua boa forma física aos 40 anos. Mas parte do segredo, diz-nos, está no sentido compromiss­o e na definição de prioridade­s: “Não adico da minha pausa para o treino na hora de almoço. O meu calendário no Outlook está bloqueado e não aceito reuniões que se sobreponha­m com os meus treinos – para mim são uma prioridade. Toda a minha equipa e o conselho de administra­ção sabem que, durante o horário de almoço, às segundas, quartas e sextas, não estou disponível para reuniões”, garante.

“O SURF É PARA MIM O MOMENTO DE DESCONTRAÇ­ÃO, DE LIGAÇÃO COM O MAR”

 ??  ??
 ??  ?? Rita Piçarra faz do desporto um estilo de vida e o compromiss­o que assume é prova disso.
Rita Piçarra faz do desporto um estilo de vida e o compromiss­o que assume é prova disso.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal