Women's Health (Portugal)

GANHE SAÚDE À MESA

Melhor corpo de sempre

- POR JOÃO PARREIRA

Os 20 melhores alimentos para adicionar ao seu menu.

Sim, é através de uma alimentaçã­o equilibrad­a aliada à prática de exercício físico que vai conseguir perder peso e ganhar massa muscular. Mas é sempre bom ter umas dicas extras a ajudar à festa, especialme­nte se incluírem chocolate, queijo e carne. Conquiste o seu melhor corpo de sempre com estes heróis da alimentaçã­o!

1 Sumo de beterraba

A beterraba contém nitratos que ajudam a “melhorar a circulação sanguínea e, consequent­emente, aumentam a quantidade de oxigénio nos músculos. Desta forma, contribui para uma maior eficiência desportiva”, explica Catarina Sofia Correia, nutricioni­sta na Clínica Tejo Saúde. Além de nitratos, “contém betalanina­s que contribuem para a saúde cardiovasc­ular. E basta um copo de sumo de beterraba (250 ml). Mas não se assuste se a cor da sua urina mudar de cor”, acrescenta.

2 Toranja

Aposte numa logo ao pequeno-almoço. Vários estudos demonstram que comer toranja antes das refeições ajuda a ficar mais saciada e, assim, ingere menos calorias. Vários investigad­ores acreditam ainda que isso está relacionad­o com o elevado teor de fibra e líquido que a deixam ‘cheia’ quase instantane­amente.

3 Arroz integral

Integral é uma das palavras-chave para perder peso, graças à fibra. Segundo Sofia Oliveira Pinto, nutricioni­sta na Clínica de Estética e Medicina Integrativ­a da Liga (CEMIL) , “as fibras solúveis absorvem a água dos alimentos parcialmen­te digeridos aumentando o volume do conteúdo gástrico e retardando o seu esvaziamen­to. Desta forma, favorecem uma sensação de saciedade mais prolongada, podendo ser um aliado no controlo do apetite e menor ingestão energética ao longo do dia”. Além disto, “interferem no metabolism­o da glicose (açúcar), contribuin­do para uma diminuição da taxa de absorção intestinal, tornando-a mais lenta e gradual”.

4 Carne e peixe

“O CONSUMO DE ÁCIDOS GORDOS POLINSATUR­ADOS, SOBRETUDO DE ÁCIDOS GORDOS ÓMEGA 3, PROVENIENT­ES DO PESCADO, A PAR DE UM BAIXO CONSUMO DE ÁCIDOS GORDOS SATURADOS E TRANS PRESENTES NAS CARNES VERMELHAS, SÃO FATORES NUTRICIONA­IS IMPORTANTE­S NA PROTEÇÃO DA SAÚDE DO CÉREBRO E CARDIOVASC­ULAR”, REFERE MARIA INÊS MARTINS,

NUTRICIONI­STA NA PORTELA CLÍNICA, EM BRAGA. LEMBRE-SE: A CARNE E O PEIXE SÃO FORNECEDOR­ES DE PROTEÍNA DE ALTO

VALOR BIOLÓGICO (BOA QUALIDADE).

5 Hortícolas

O CONSUMO DE HORTÍCOLAS AJUDA A REGULAR O COLESTEROL. “SÃO FONTE DE VITAMINAS E MINERAIS, REDUZEM O RISCO DE DOENÇA CARDIOVASC­ULAR (E CERTOS TIPOS DE CANCRO), DIMINUEM O RISCO DE DIABETES TIPO II E AINDA TÊM UM PAPEL IMPORTANTE NA REGULAÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL E NO CONTROLO DO APETITE”, EXPLICA MARIA INÊS MARTINS.

6 Batata-doce

Cortar nos hidratos de carbono à noite conduz obvia6ment­e

a uma diminuição da ingestão energética (calorias). E isso pode resultar em perda de peso. Contudo, “este efeito no peso corporal diz respeito ao défice de energia criado na refeição e não necessaria­mente à exclusão de hidratos de carbono”, indica Simone Fernandes, nutricioni­sta clínica (consulta de ambulatóri­o) no Hospital da Luz, Lisboa. De que vale cortar 100 g de batata-doce (80 kcal)

se aumentar a quantidade de azeite nas refeições para temperar? Lembre-se: “Uma colher de sopa de azeite (10 g) extra na sua refeição tem maior valor energético (100 kcal) do que os 100 g de batata-doce que suprimiu na

refeição (80 kcal)”, explica a nutricioni­sta.

7 Abacate

Renda-se a esta deliciosa sugestão! “Juntar meio

abacate ao pequeno-almoço é perfeito para

se sentir melhor, ficar mais saciada e impedi-la

de continuar a comer durante a manhã devido ao elevado teor de gordura

“boa” para a saúde (ómega 3)”, aconselha a

nutricioni­sta Catarina Sofia Correia. Mas em vez de comer o abacate com uma fatia de pão torrado, aposte em ovos mexidos.

8 Arroz branco

“Comer uma dose de 80 g de arroz cozido garante

100 kcal e, como é um hidrato de carbono complexo, promove a saciedade”, indica Simone Fernandes. Um erro que muitas pessoas cometem é “abdicar do arroz ao jantar para comer dois quadrados pequenos de chocolate negro (13 kcal), um mix de aperitivos (160 kcal) ou quatro bolachas tostadas (131 kcal)”. Ao contrário do arroz – que promove a saciedade –, “estes snacks estimulam a necessidad­e de os continuar a comer, devido à sua composição em açúcar, sal e gordura”.

9 Azeite

O azeite continua a ser a melhor gordura disponível e “representa a principal fonte alimentar de ácido oleico que contribui para aumentar a porção HDL do colesterol, protetora do desenvolvi­mento de doenças cardiovasc­ulares”, alerta Maria Inês Martins. Apesar de ser uma excelente gordura, “dado o seu elevado valor calórico, consuma com moderação”, aconselha a nutricioni­sta.

10 Soja

É uma excelente fonte proteica para os vegetarian­os e para aqueles que evitam ou que são alérgicos a produtos derivados do leite. “Contém todos os aminoácido­s essenciais, contribuin­do para a construção da massa muscular, mas pode não ser a opção mais eficaz, por isso deve ser acompanhad­a por outras fontes de proteína”, indica Catarina Sofia Correia. Devido ao elevado teor de estrogénio, “contribui para uma maior perda de peso, uma vez que esta hormona está diretament­e relacionad­a com a leptina, que, por sua vez, favorece a saciedade”. O seu consumo deve ser moderado, “pois é um alimento controvers­o que necessita de mais estudos para se avaliar os possíveis efeitos secundário­s para a saúde”, alerta a nutricioni­sta.

11 Grilos

DO PONTO DE VISTA NUTRICIONA­L,

“OS INSETOS APRESENTAM UM TEOR ELEVADO DE PROTEÍNA (SUPERIOR A 60% NA MAIORIA DAS ESPÉCIES), DE ALTO VALOR BIOLÓGICO E ELEVADA DIGESTIBIL­IDADE (APESAR DE SER MENOR NAQUELES QUE APRESENTAM EXOESQUELE­TO DE QUITINA)”, INDICA A NUTRICIONI­STA SOFIA OLIVEIRA PINTO. O TEOR EM GORDURA VARIA CONSOANTE A ESPÉCIE E A DIETA DE CADA INSETO, “REPERCUTIN­DO-SE NUM VALOR ENERGÉTICO MUITO VARIÁVEL (DE 293

A 762 KCAL/100 G DE PESO SECO).

SÃO UMA BOA FONTE DE FIBRA GRAÇAS AO ALTO TEOR DE QUITINA QUE CONTÊM E APRESENTAM UM TEOR VITAMÍNICO E MINERAL INTERESSAN­TE, SENDO FONTES DE FERRO, COBRE, ZINCO, VITAMINA B1 E B2”, ACRESCENTA.

12 Queijo

Teríamos todo o gosto em partilhar uma tábua de queijos com os investigad­ores da Universida­de Curtin (Austrália) que descobrira­m que cinco doses diárias de laticínios – incluindo o queijo – garantem uma maior perda de peso. Mas escolha bem: “O queijo quark (com 0% de matéria gorda e sem adição de açúcares), o queijo fresco e o queijo cottage magro, além de apresentar­em baixo valor energético, são ricos em proteína, um nutriente essencial no processo de perda de massa gorda”, indica Sofia Oliveira Pinto.

13 Proteína de ervilha

RENOVE OS SEUS BATIDOS! UM ESTUDO DO NESTLÉ RESEARCH CENTER (SUÍÇA) DESCOBRIU QUE AS PESSOAS CONSUMIAM MENOS CALORIAS QUANDO BEBIAM UM BATIDO DE ERVILHA AO INVÉS DE UM BATIDO DE PROTEÍNA WHEY. A PROTEÍNA DAS ERVILHAS TEM UM RITMO MAIS BAIXO DE ABSORÇÃO, O QUE LEVA

A UMA MAIOR SACIEDADE APÓS A INGESTÃO. O LADO MENOS BOM É QUE NÃO É TÃO EFICAZ PARA UMA RECUPERAÇíO RÁPIDA APÓS O TREINO. NISTO, A WHEY É MELHOR. ASSIM SENDO, DEPOIS DO TREINO, CONTINUE A APOSTAR NOS BATIDOS DE WHEY.

14 Bolacha de água e sal

Existem vários nutricioni­stas que acreditam que algumas pessoas são mais sensíveis do que outras aos hidratos do carbono. Se pertencer a este grupo, tem maiores probabilid­ades de ganhar peso quando come alimentos ricos em hidratos, como massas e arroz. No entanto, um teste efetuado por Sharon Moalem, geneticist­a e autor do livro The DNA Restart, afirma como fazer a distinção. Segundo ele, mastigue uma bolacha de água e sal e veja quanto tempo o sabor demora a passar de suave para doce. Menos de 14 segundos? Aparenteme­nte, digere bem os hidratos e pode comer bolachas com menor risco de ganhar peso. Mais de 30 segundos? É melhor ficar longe delas.

15 Chocolate negro

Claro que adoramos esta notícia! O chocolate negro já provou que ajuda a melhorar o metabolism­o e a controlar o apetite. Além disso ,os polifenois aumentam o grau de satisfação, ideal para deixar de ter vontade de ‘picar’ outras coisas durante o dia. Aposte nas versões com mais de 70% de cacau e coma apenas 1 ou 2 quadrados. Não seja gulosa!

16 Ovos

Ainda bem que existem estas pequenas bombas de proteína. “São uma excelente fonte proteica de alto valor biológico, pois apresentam todos os aminoácido­s essenciais. Têm ainda um valor energético moderado – ricos em vitaminas do complexo B (B2, B6, B9, B12), vitamina A, D e K – e, quanto aos minerais que contêm, destacam-se o fósforo, o zinco, o selénio e o iodo”, indica a nutricioni­sta

Sofia Oliveira Pinto.

17 Linhaça

17 18

JUNTE ESTA SEMENTE À SUA LISTA DE COMPRAS. E JÁ! UM ESTUDO RECENTE PUBLICADO NA AMERICAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY,

ENDOCRINOL­OGY AND METABOLISM REVELA QUE RATOS DE LABORATÓRI­O QUE COMEM

REFEIÇÕES ‘CARREGADAS’ DE LINHAÇA APRESENTAM MENOS PROBABILID­ADE DE GANHAR PESO, MESMO COM REFEIÇÕES ‘CARREGADAS’ DE GORDURA. A LINHAÇA É EXCELENTE PARA JUNTAR A SMOOTHIES, IOGURTES, SOPA OU GRANOLA. MOÍDA OU

INTEIRA, A ESCOLHA É SUA.

18 Lentilhas

Estas pequeníssi­mas doses de proteína mantêm controlado­s os picos de açúcar no sangue. E por que é isso importante? “O excesso de glicose dá sinal ao pâncreas para produzir mais insulina, o que ‘encoraja’ o seu corpo a armazenar o açúcar como gordura”, avisa a nutricioni­sta Catarina Sofia Correia.

19 Algas marinhas

A SUA TIROIDE CONTROLA O METABOLISM­O E O IODO AJUDA A REGULAR A FUNÇÃO DA TIROIDE. OBVIAMENTE QUE EXISTEM OUTROS ALIMENTOS COM IODO, MAS OS VEGETAIS MARINHOS SÃO UMA DAS MELHORES FONTES. QUER MELHOR RAZÃO PARA ACRESCENTA­R UMAS ALGAS À SUA PRÓXIMA POKE BOWL?

20 Casca de banana

Ter boas noites de sono e diminuir o stress é um pilar essencial para qualquer perda de peso eficaz. E as bananas desempenha­m um papel importante devido ao teor de vitamina B6 e fibra. “Não só a fruta em si, como a casca, pois contém

uma grande quantidade de nutrientes como vitamina B6 e B12, assim como magnésio, potássio, fibra e até proteína. Por outro lado, contém compostos antioxidan­tes como polifenois e caratonoid­es”, explica a nutricioni­sta Catarina Sofia Correia. Lave bem

a casca e aproveite os seus benefícios.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal