Women's Health (Portugal)

Os exercícios certos para si.

Para uma corrida mais longa, rápida e prazerosa, há trabalho de casa a fazer. Nós temos o plano e, claro, vamos partilhá-lo. Para começar, deixe de lado as sapatilhas de corrida por uns momentos.

-

Talvez ainda acredite na ideia de que para ser melhor corredora, tem apenas de correr – e quantos mais quilómetro­s, melhor. Não é a única a pensar assim, mas permita-nos corrigi-la: para melhores corridas, o que precisa é de treinos mais completos (que contem também com treinos fora de pista). A corrida propriamen­te dita é apenas parte da equação. A outra parte, por vezes ignorada, seja por corredores de maratonas a praticante­s de jogging, é essencial e o motivo é simples.

Quanto mais fortes forem os seus músculos, por mais tempo conseguirá correr antes de se sentir fatigada. E bem sabemos que para corridas mais longas precisamos, e muito, deste benefício. Além disso, não importa apenas o trabalho de pernas. Sim, trabalhar os membros inferiores é essencial a qualquer corredor, mas melhorar a força a nível dos ombros, parte superior das costas, core e glúteos será determinan­te para melhorar a sua postura de corredora, bem como eficiência durante a corrida, já que, como consequênc­ia, irá usufruir de uma melhor respiração e sensação de leveza nos pés, além de menor esforço em percursos mais longos.

Para usufruir de tudo isto, comece por pôr em prática estes dois circuitos de força, desenhados para se conjugar com os treinos de corrida. O Circuito Um vai ajudá-la a proteger os ossos, articulaçõ­es e músculos contra os impactos da corrida; já o Circuito Dois, foi pensado para ativar a parte superior do corpo, apenas com o peso corporal, melhorando a sua mobilidade em áreas chave como os ombros e ancas, além de melhorar a força e estabilida­de do core. Eis a chave para melhorar os seus tempos de corrida!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal