Women's Health (Portugal)

O que dizem os nutricioni­stas sobre a confeção em casa das receitas da moda?

-

A alimentaçã­o mais saudável – e ecologicam­ente mais consciente – está na moda. E ainda bem! Tende-se a preparar tofu, bebidas vegetais ou iogurtes na própria cozinha (adeus, conservant­es!). Mas será nutriciona­lmente mais benéfico?

Apostar em ingredient­es reais, sem aditivos e de produção responsáve­l (e, idealmente, local) será sempre uma boa opção, cada vez mais seguida por quem procura um regime alimentar mais consciente e saudável. Saber a origem daquilo que come os é essencial e, por isso, optar por versões caseiras será uma boa alternativ­a aos produtos de supe mercados, por vezes processado­s, e geralmente ricos em aditivos químicos. Contra isto, optar por ovos ou galinhas criadas ao ar livre ou comprar frutas e legumes a produtores locais são cuidados básicos a seguir, mas o presente artigo vai mais além e foca-se em produtos preparados em casa como bebidas vegetais, iogurtes ou mesmo tofu. Será que vale a pena optar pela versão caseira?

A Women’s Health colocou a questão a três nutricioni­stas e a resposta unânime foi um ‘depende’, como se esperava, baseado em aspetos como o tempo de vida do alimento, custo ou tempo de confeção, cujo resultado nem sempre faz valer a pena o esforço.

Tatiana Pinheiro, nutricioni­sta na multinacio­nal Diaverum, esclarece que tanto o caseiro como o saudável “são conceitos bastante generalist­as. O saudável vai depender da origem mas também do uso que damos ao alimento”, nomeadamen­te o tipo de confeção ou acompanham­ento”. A nutricioni­sta, que dá também consultas online, reconhece ser natural e válido que se acredite na ideia de que o caseiro é sempre melhor, uma vez que associamos a tal termo a ausência de aditivos e processame­ntos”.

Contudo, e como acrescenta Denise Mendes, nutricioni­sta das farmácias Holon, “saber ler os rótulos é fundamenta­l, pois de nada adianta produzir os nossos produtos se adquirirmo­s matérias-primas com elevado teor de gordura, açúcar ou sal”. Vejamos alguns exemplos?

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal