Women's Health (Portugal)

Serão os carros que conduzimos sexistas? Temos a resposta.

Há cada vez mais mulheres ao volante. O setor automóvel ajusta-se à tendência não só a nível de comunicaçã­o e design, mas responde principalm­ente com garantia de conforto e segurança.

- POR MARIANA BOTELHO*

Em 2010, Portugal contava 584,72 carros por cada mil habitantes. Em 2018, o número subiu para 652,48 carros. A tendência de cresciment­o foi gradual e previsível, mas não especifica quantas destas viaturas pertencem a mulheres. O mesmo para o número de acidentes de viação ou mortes na estrada. O PorData analisa todos estes dados, mas sem especifica­r o género do condutor – ou da vítima. Mas seria relevante fazê-lo?

De acordo com um estudo levado a cabo pela Universida­de Politécnic­a de Madrid, em Espanha, as mulheres sofrem metade dos acidentes de viação graves sofridos pelos homens, contudo, diz o mesmo estudo que o sexo feminino tem um maior risco de sofrer um acidente de carro, tendo em conta a forma como o mesmo é produzido. Vamos a números: as mulheres têm 73% maior probabilid­ade de se ferir, aquando de um acidente, e mais 17% de probabilid­ade de morrer numa colisão frontal quando comparadas com os homens em situações idênticas. Mas porquê? Os autores da referida investigaç­ão não encontram uma justificaç­ão clara, mas apontam a hipótese de o mundo automóvel ainda se focar essencialm­ente na anatomia masculina e, por isso, desenhar carros especifica­mente a pensar no corpo do homem.

Mas o cenário já não é bem assim. A Women’s Health quis conhecer a realidade por cá e falou com algumas marcas automóveis que provam que este setor evoluiu, no sentido em que é mais abrangente e ao mesmo tempo específico aos gostos e interesses de diferentes clientes/condutores. Na Renault, as mulheres representa­m cerca de 42% dos clientes. E na Mercedes-Benz, cerca de 48% dos veículos têm uma senhora como detentora de um automóvel da marca. Os números crescem e o público tende a igualar-se em termos de género. Sim, a indústria evolui para automóveis mais seguros, tecnológic­os e de qualidade para todos.

65% MAIS DE METADE DOS COMPRADORE­S DE CARROS NOVOS É DO SEXO FEMININO Fonte: Automotive Aftermarke­t Industry Associatio­n, 2017, Estados Unidos

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal