Women's Health (Portugal)

SEJA CAPAZ DE MOVER MONTANHAS

-

Quantas vezes desistiu de alcançar os seus objetivos por achar que não seria a altura certa, que não se sentia preparada ou até que seria egoísta focar-se em algo só seu? Bem nos quis parecer. Deixe as desculpas de lado e invista em si. De facto, quem quer, até move montanhas!

Enquanto seres sociais, somos programado­s para a (fácil) rotina que nos permite ser mais eficientes. Além disso, carecemos da aceitação dos outros, o que nos leva a priorizar o próximo mais do que a nós mesmos.

Consequent­emente, as obrigações a curto-prazo ganham a luta contra os projetos pessoais, que são menospreza­dos por desculpas como ‘não tenho tempo’ ou ‘amanhã penso nisso’. A esta atitude, os especialis­ta em Psicologia dão o nome de sabotagem cognitiva, como nos diz Jaime Ferreira da Silva, psicólogo e especialis­ta em psicoterap­ia e coaching no centro Psicodinâm­ica, em Lisboa. Fazemo-lo também pelo medo ou por vermos o autocuidad­o como egoísmo.

“Medo de falhar, medo de desiludirm­os os outros, medo de não sermos aceites, medo de mudar”, assume Filipa Jardim da Silva, autora, coach e psicóloga especialis­ta em Psicologia Clínica e da Saúde, que dá consultas em Lisboa. Quanto ao autocuidad­o, “há que diferencia­r o conceito de egoísmo comum do conceito de egoísmo saudável e encarar o autocuidad­o como a base para qualquer relação saudável”, diz a psicóloga. Em suma, há que mudar.

 ??  ??
 ??  ?? *
NOTA AMIGA: É CAPAZ DE TUDO O QUE DESEJA! SÓ TEM
DE VER A REALIDADE POR OUTRA PERSPETIVA.
* NOTA AMIGA: É CAPAZ DE TUDO O QUE DESEJA! SÓ TEM DE VER A REALIDADE POR OUTRA PERSPETIVA.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal