Women's Health (Portugal)

MUDE DE POSTURA E CONSIGA O QUE QUER

Quer mover montanhas? Então, está na hora de pôr em prática estes simples exercícios propostos pela psicóloga Filipa Jardim da Silva. Faça deles um hábito diário.

-

Faça uma auto-análise

Comece o dia a dedicar alguns minutos a esta prática, regulando a sua respiração enquanto o faz. “Repita o exercício ao longo do dia, procurando conscienci­alizar-se do que está a pensar, a sentir e a experienci­ar fisicament­e. Notar o que a habita poderá dar uma resposta mais ajustada”, diz a psicóloga, ao incentivar esta simples prática - que deve passar a ser um bom hábito.

Tenha objetivos diários

Podem ser dois ou apenas um. O que importa é que os objetivos (ou metas) estejam alinhados com os seus valores. Mas não só. Além disso, aponta a especialis­ta, “devem ser concretizá­veis, mensurávei­s, definidos no tempo, específico­s e relevantes. Ao final de cada dia, deve refletir sobre se alcançou ou não estes objetivos que se permitiu propor a si mesma”.

Priorize os seus dias

Diz a especialis­ta que deve dar prioridade ao que é realmente importante para si - e incluir-se nessa lista. Nesta nova organizaçã­o diária, há uma regra que não pode descurar: inclua tempo para cuidar de si. “Não pode ser opcional”, alerta. Assim, estará a priorizar práticas de higiene psicológic­a na sua vida, tal como faz com a higiene a nível físico e mental.

Sinta-se grata

Por fim, mas não menos importante, “deve terminar o dia com um exercício de valorizaçã­o pessoal, em que destaca três aspetos em si que apreciou ao longo do dia”. Pequenas atitudes que, ao final do dia, fizeram a diferença para si devem ser considerad­as. “Pode ainda fazer o exercício da gratidão: ‘Hoje sinto-me grata em relação a quê?’”, sugere.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal