Women's Health (Portugal)

ALERTA LESÕES

-

ANTES DE SUBSCREVER UM QUALQUER CANAL DE YOUTUBE DE TREINO OU DE PAGAR A PRIMEIRA MENSALIDAD­E DE UMA APP, FAÇA UMA PEQUENA AVALIAÇÃO AO SERVIÇO COM O QUAL SE PRETENDE COMPROMETE­R. NÃO QUEREMOS QUE CORRA RISCOS, E SE É PARA TREINAR EM CASA, SEM SUPERVISÃO, HÁ QUE GARANTIR QUE NÃO SE DEPARA COM NENHUM DOS ERROS QUE AQUI APONTAMOS.

TREINADOR NÃO QUALIFICAD­O

“Ter acompanham­ento de um profission­al creditado e especializ­ado na área do fitness e desporto deve ser uma das primeiras preocupaçõ­es do aluno”, atenta Carolina de Brito Palma. “É fundamenta­l compreende­r a seriedade que é a responsabi­lidade de acompanhar e orientar alguém, assim como respeitar a formação de quem se dedica a esta profissão”, conclui.

FALTA DE PROGRESSÃO

Oferecer opções de cada exercício para praticante­s de nível iniciante, intermédio e avançado é essencial e deve ser uma informação dada de forma bastante clara, para evitar que quem pratica o exercício em questão não é mal orientado sobre o movimento que deve seguir. Para João Matos, este ponto é essencial, “principalm­ente para quem não tem experiênci­a de treino”.

FALTA DE EQUILÍBRIO ENTRE EXERCÍCIOS E DESCANSO

O plano proposto deve garantir exercícios que possam ser praticados em casa em segurança e que façam sentido no conjunto de movimentos como um único plano. Além disso, o plano de treino que se segue deve garantir os devidos tempos de descanso entre séries, bem como entre dias. O coach João Matos acrescenta que “o tempo de descanso deve ser um aspeto bem alertado”.

EXERCÍCIOS SEM VARIEDADE DE MOVIMENTO

Um plano de treino deve incluir movimentos sagitais, frontais e transversa­is. É isto que garante um treino mais funcional. “Se conseguirm­os juntar tudo isto em cada sessão, fantástico”, refere João Matos, que deixa o alerta: “Há que garantir um plano alternativ­o para quem tenha problemas de coluna”. Só um profission­al qualificad­o será capaz de garantir tais alternativ­as adequadas a cada caso.

NÃO HÁ PROGRESSÃO

“A progressão no treino deve e tem de acontecer. No entanto, esta não é feita da mesma forma com todos os alunos. O plano prescrito deve ser cumprido e se necessário reformulad­o (logo de início após análise e feedback do aluno)”, reconhece a personal trainer Carolina Brito de Palma, que sabe que é desta forma que a evolução realmente acontece

O PLANO NÃO INCLUI AQUECIMENT­O

Já o dissemos várias vezes na Women’s Health, mas nunca é demais repetir: 5 a 10 minutos de aqueciment­o, para preparar o corpo para o esforço do posterior treino, é essencial para evitar lesões e garantir uma boa prática. “É durante o aqueciment­o que o corpo é preparado para estímulos mais intensos. Esta fase é também importante para tentar evitar possíveis lesões”, aponta a PT.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal