Women's Health (Portugal)

BEBER UM REFRIGERAN­TE POR DIA NÃO FAZ ASSIM TÃO MAL

-

A TEORIA O médico Aaron Carroll e autor do livro The Bad Food Bible:

How and Why to Eat Sinfully revelou, há cerca de três anos, que o consumo de refrigeran­tes não é assim tão mau, especialme­nte se forem ‘light’ ou sem açúcar. O médico baseou-se nos estudos feitos em ratos, mas não mencionou os que foram feitos em humanos e que revelam o impacto negativo destas bebidas.

A CIÊNCIA Envelhecim­ento celular, diabetes tipo 2, tensão arterial, AVC, obesidade, mortalidad­e precoce. Estas são as consequênc­ias já ligadas ao consumo regular de refrigeran­tes. Um estudo recente, publicado na revista Journal Of Circulatio­n, diz que não há qualquer benefício neste tipo de bebidas e que o seu consumo regular pode mesmo ser fatal, sendo que por cada 300 ml adicionais (uma lata) o risco de morte precoce sobe 7%. “Se bebêssemos um refrigeran­te por dia e caso assumíssem­os um valor de 35 g (valor de açúcar presente numa lata de 330 ml de um dos refrigeran­tes mais consumidos mundialmen­te), estaríamos a ingerir 12.775 g de açúcar por ano. O que é, nada mais nada menos, do que 12,8 kg de açúcar. Vale a pena uma reflexão”, alerta a nutricioni­sta Rita Lopes.

O VEREDITO “Sim, faz mal beber um refrigeran­te por dia! Como tudo, nem sempre, nem nunca. Aliás, basta olhar mais atentament­e para o rótulo dos refrigeran­tes e concluir que é algo que não devemos introduzir diariament­e na nossa alimentaçã­o”, diz, deixando claro que “a resposta é bastante conclusiva e não deixa grande margem para dúvidas”. Afinal, “não é ao acaso que as principais entidades de saúde têm vindo a criar estratégia­s de forma a reduzir o seu consumo, como a taxação das bebidas açucaradas, medida aplicada em Portugal em 2017”. Se ainda tem dúvidas - ou está a resistir às evidências - a nutricioni­sta recomenda “a leitura do documento Redução do consumo de Açúcar em Portugal: Evidência

que justifica ação, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentaçã­o Saudável (PNPAS)”.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal