Women's Health (Portugal)

REVÊ-SE MAIS…

-

NA QUE QUER RESOLVER TUDO

“O que sugiro em primeiro lugar é que faça uma revisão dos problemas a resolver e perceba se está a abraçar mais causas do que deveria. Por vezes sujeitamo-nos a demasiadas coisas para resolver ao mesmo tempo, acabandoso­brecarrega­das”.

COMO RELAXAR?

“Há que fazer uma análise de tudo o que tem sob a sua responsabi­lidade e definir prioridade­s sobre as várias tarefas. Outro aspeto essencial é aprender a dizer não. Muitas vezes assumimos mais causas do que temos condição de assumir, o que pode levar a situações desagradáv­eis”.

NA QUE PROCESSA E NÃO REAGE

“Falamos de quem fica muito na análise, mas não parte para a ação. O adiamento é frequentem­ente resultado da dificuldad­e em tomar decisões. Há que trabalhar o processo decisório, começando por rever os prós e os contras dos possíveis cenários”.

ASSUMA O CONTROLO COM MAIOR CONFIANÇA

“Procurar soluções para os problemas vai ajudá-la a sentir maior controlo, diminuindo stress. O mais importante é perceber que o erro faz parte de uma tomada de decisão.É uma oportunida­de de aprendizag­em. que nos permite preparar para uma próxima”.

NA QUE EVITA AO MÁXIMO

“O padrão mais comum nestes casos é o aprendido, e aqui pode valer muito a noção de que o nosso cérebro é muito maleável. Ou seja, da mesma forma que, sem darmos conta, adquirimos um padrão como este do evitamento, podemos ‘desporgram­á-lo”’.

CONTRARIE A MENTE

“Um dos primeiros desafios será identifica­r as razões e emoções que a levam ao evitamento, que terá um resultado diferente do desejado. A chave está em enfrentar pequenos desafio, que darão a oportunida­de de ser bem sucedida no confronto e não no evitamento”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal