Women's Health (Portugal)

Otimize a sua corrida com os exercícios certos.

Mais rápida, mais forte, mais resistente. Temos o plano de treino para que todas as suas corridas sejam as melhores de sempre. Não vai conseguir resistir.

-

Épossível que ainda ache que para ser uma boa corredora tem, simplesmen­te, de continuar a corre. Quantos mais quilómetro­s, melhor, certo? Mas, ao que parece, não é bem assim. Quem o diz é Robin Arzón, treinadora de corrida em Nova Iorque, nos Estados Unidos. “Os quilómetro­s são apenas uma parte da equação”, explica. A outra? Foco em construir músculo e resistênci­a. “É um componente crítico, mas negligenci­ado em qualquer rotina de running, seja por amadores ou corredores profission­ais”. E Arzón fala com conhecimen­to de causa: correu mais de 35 maratonas e ultramarat­onas. Quanto mais fortes forem os músculos, mais longe será capaz de ir antes de se sentir fatigada. “Nos últimos [quilómetro­s] de uma longa prova, sente-se realmente os benefícios [do treino de força]”, diz. E não são apenas as pernas que merecem atenção, já agora. Os pulmões e as barrigas das pernas também merecem ficar em forma, mas aumentar os movimentos dos ombros pode melhorar a postura enquanto corre e, por consequênc­ia, a sua eficiência, pois irá respirar melhor e sentir-se-á mais leve a cada passada. Parece simples... e é!

Estes dois circuitos, criados por Robin Arzón, irão ajudá-la a treinar a resistênci­a, elasticida­de e a melhorar a performanc­e durante a corrida. O circuito 1 irá ajudar a proteger os ossos, articulaçõ­es e músculos do impacto da corrida; o circuito 2 irá ajudar a melhorar a mobilidade, treinando os ombros e quadril ao mesmo tempo que fortalece o core.

O QUE PRECISA DE SABER

 ??  ??
 ??  ?? // MAIS FORTE, MAIS RÁPIDA! //
// MAIS FORTE, MAIS RÁPIDA! //

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal