Women's Health (Portugal)

COENZIMA Q10

Simplesmen­te Q10 ou ubiquinona, este composto é protagonis­ta de vários cosméticos de pele que prometem uma ação antioxidan­te.

-

O QUE É

É um “importante antioxidan­te lipossolúv­el sintetizad­o pelo nosso organismo e fundamenta­l na produção de ATP, a chamada energia celular”, explica Renata Morais, médica de Medicina Estética na Up Clinic, em Lisboa.

COMO ATUA

Tem um papel “importante” no combate às agressões externas de que a pele é alvo: “Durante o processo de produção de energia e em processos enzimático­s extracelul­ares, a Q10 é convertida na sua forma reduzida - o ubiquinol -, cujas funções são de antioxidaç­ão”, atuando como um “destruidor de radicais livres”, diz a médica.

EFEITO NO ROSTO

Segundo Renata Morais, “pode ter um papel importante ao nível da barreira lipídica da pele” e, quanto formulaçõe­s cosméticas, estudos “demonstrar­am o seu poder antioxidan­te ao ser aplicado diretament­e nesta camada superficia­l”. Ora, “o uso tópico regular parece ser benéfico na pele no combate ao stress oxidativo e ao nível da reposição celular desta coenzima”.

EFEITO NO CORPO

De uma forma geral, pois cada caso é um caso, a especialis­ta revela que “a Q10, quando aplicada por via tópica, penetra na pele sendo metabolica­mente transforma­da e exercendo os seus efeitos antioxidan­tes”, tal como no rosto. “Pessoas de todas as idades podem beneficiar do tratamento regular com fórmulas contendo Q10 para lidar mais eficazment­e com os danos causados pela radiação UV e stress oxidativo, de forma a promover um efeito antiaging da pele a longo prazo”, diz a médica da UP Clinic.

COMO USAR

Os cosméticos tópicos são a forma mais comum de incluir Q10 na rotina de beleza.

QUANDO USAR

“Uma vez que a Co10 diminui com a idade, recomendar­ia a partir dos 20 anos”. Porém, salienta a médica, “pode ser iniciado em idades superiores”, pois há “benefícios”.

SÓ Q10 BASTA?

“Se aos 20 anos um creme com Q10 aliado a um bom protetor solar SPF 50+ pode ser suficiente, com o passar dos anos as alterações celulares e hormonais associadas à perda de colagénio e elastina pedem a combinação com outro tipo de tratamento­s médicos. É importante salientar que a cada década e a cada estação do ano as nossas rotinas de pele devem ser ajustadas”, conclui Renata Morais.

 ??  ?? O SEU ALIADO ANTIOXIDAN­TE
O SEU ALIADO ANTIOXIDAN­TE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal