Folha 8

ÍCONES & PAISAGENS DA MINHA TERRA DE VAN

-

O artista plástico angolano, Francisco Van-dúnem “Van” apresenta a 12 de Julho no Centro Cultural Português, a exposição individual, intitulada “ícones e paisagens da minha terra” um retrato da trajectóri­a artística do autor nos últimos quarenta anos.

Na exposição individual “ÍCONES E PAISAGENS DA MINHA TERRA” Van apresenta cerca de noventa obras inéditas, em expressões diversific­adas (dez pinturas, setenta desenhos, uma instalação, um vídeo e cinco objectos de materiais diversos). Através deste trabalho, Van revisita e reinventa a sua muito cara angolanida­de, reafirmada como recorrente fonte de inspiração e fio condutor de toda a sua obra. Segundo a nota de imprensa, os traços pertinente­s do conjunto da obra mergulha nas raízes profundas da sua Terra, sem contudo deixar de se assumir como um artista da sua época, que reflecte, interroga e questiona, chamando a atenção para contradiçõ­es que marcam as novas realidades sociais e urbanas do mundo actual. Amilkar Feria Flores, Curador da exposição afirma que em “ÍCONES E PAISAGENS DA MINHA TERRA, o artista elevou-se, ganhou uma distância crítica para compreende­r, com a acuidade da sua experiênci­a, tudo o que conforma o vasto horizonte de seus domínios poéticos. É sem margem de suspeita, um caminho rico que abre novas rotas a outros espaços de conhecimen­to e sabedoria; digamos que uma contribuiç­ão, ao mesmo tempo que um alerta sobre os perigos que ameaçam a diversidad­e ecológica, biológica, étnica ou linguístic­a, num alerta para aquilo que ainda podemos”.

A exposição ficará patente até ao dia 6 de Agosto.

BIOGRAFIA

Francisco Van-dúnem (Van) nasceu no Icolo e Bengo e fez os estudos primários e secundário­s em Luanda. Concluiu o Curso Geral de Artes Visuais na ex-escola Industrial de Luanda (1976). É Membro fundador da União dos Artistas Plásticos (1977). Concluiu o curso Médio de Pintura em Havana em (1981). Concluiu a licenciatu­ra em Educação Visual e tecnológic­a na Escola Superior de Viana do Castelo (1994). Foi co-fundador e professor de desenho, gravura e pintura e também director da Escola Média de Artes Plásticas em Luanda (1994/1997). Concluiu o Mestrado em Educação Artística na University of Surrey Roehampton em Londres. Foi Secretário-geral da UNAP e Director Nacional de Formação Artística. Actualment­e é docente da disciplina de desenho no Curso de Arquitectu­ra da Faculdade de Engenharia da Universida­de Agostinho Neto e Professor colaborado­r do Instituto Superior de Artes. Entre os Prémios recebidos, incluem-se: Prémio Mural Cidade de Luanda/1985; Prémio Banco de Fomento Exterior/1990; Prémio Ensa-Arte/1996; Prémio Ensa-arte/2004; Prémio Nacional de Cultura e Artes/2008.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola