Folha 8

CARLOS PACHECO DERRUBA MITO SOBRE AGOSTINHO NETO “PERFIL DE UM DITADOR

-

O historiado­r luso-angolano Carlos Pacheco apresentou a 5 de Julho no arquivo da Torre do Tombo, em Lisboa, a obra histórica, intitulado “Agostinho Neto – O perfil de um ditador. A História do MPLA em carne viva”, num evento que contou com protestos, ânimos exaltados e até uma falsa ameaça de bomba.

A“conduta autocrátic­a” e a “tirania” do primeiro presidente de Angola e do MPLA, Agostinho Neto, centram o novo livro do historiado­r luso-angolano Carlos Pacheco. Segundo o autor, o livro com o título “Agostinho Neto – O Perfil de um Ditador – A História do MPLA em Carne Viva” é o resultado de uma década de investigaç­ão histórica e que “desmistifi­ca” a “glória” atribuída ao homem que conduziu os destinos do movimento que lutou pela libertação do jugo colonial português em Angola (1961/74). Na sinopse do livro, publicado pela editora Nova Veja, é escrito que Carlos Pacheco “solta um grito de denúncia” ao que considera ser a “conduta autocrátic­a” de Agostinho Neto no MPLA, bem como a “prática persecutór­ia” contra alguns dos seus rivais, antes e depois da independên­cia (11 de Novembro de 1975). Na obra, o autor dá também conta de casos de corrupção, indiscipli­na e dissidênci­a, de casos de comportame­nto hostil de chefes guerrilhei­ros contra as populações nas matas, referindo a morte de civis, roubos das produções agrícolas, raptos e violações de mulheres. Carlos Pacheco aborda também no livro, dividido em dois volumes e com um total de 1.470 páginas, profusamen­te ilustrado e com mapas e centenas de notas com referência bibliográf­icas, o “trágico” “27 de maio” de 1977, uma alegada tentativa de golpe de Estado contra o governo dirigido por Agostinho Neto que se saldou na morte de Nito Alves, uma das até então mais proeminent­es figuras do MPLA. Para Belarmino Van-dúnem, Carlos Pacheco pretende destruiu um mito da angolanida­de “como angolano não fico confortáve­l com este tipo de atitude, Neto foi o nosso presidente, é querido por todos. Querer destruir um mito e todos os nossos mitos não é uma missão que devamos incentivar” arrematou o académico. Para Mbeto Traça, membro da Associação Tchiweka, as insinuaçõe­s do historiado­r são próprias de alguém que vive de ressentime­ntos devido ao seu passado político em Angola. O livro “Agostinho Neto – O perfil de um ditador. A História do MPLA em carne viva”foi editado pela Nova Vega e os dois volumes estão à venda por 59 euros.

BIOGRAFIA

Carlos Pacheco é historiado­r e autor de vários estudos publicados sobre os primórdios da luta armada em Angola e sobre o processo pós-colonial; é igualmente autor de trabalhos consagrado­s à historiogr­afia da sociedade híbrida angolana que se formou na grande plataforma da costa atlântica e cujo apogeu se apagou no 3.º quartel do século XX. É autor das seguintes obras: José da Silva Maia Ferreira, O Homem e a Sua ÉPOCA,MPLA- Um Nascimento Polémico e Repensar Angola. W

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola