Folha 8

CATARINA CANELAS APRESENTA “A HORA DA PARTIDA”

A jornalista portuguesa Catarina Canelas apresentou a 20 de Abril em Lisboa, o livro “A hora da partida”, um conjunto de reportagen­s, depoimento­s e testemunho­s sobre a maior fuga de portuguese­s em Angola no longínquo ano de 1974 antes da independên­cia nac

-

ASegundo a nota de imprensa da editora, o livro relata o maior êxodo de portuguese­s e uma das mais impression­antes fugas da história mundial. Entre 1974 e 1975, mais de meio milhão de pessoas que viviam nas ex colónias portuguesa­s deixaram tudo para fugir à guerra. Para trás ficaram as casas, os bens, os empregos, os animais, os sonhos e, para muitos, até a família. A maioria veio de Angola, na ponte aérea criada para esse efeito, uma das maiores de sempre. Muitos outros fizeramse ao mar, de traineira, até Portugal ou ao Brasil, ou, em caravanas au- tomóveis, desafiaram o calor e o pó do deserto da actual Namíbia. Alguns atravessar­am um dos locais mais inóspitos de África, a Costa dos Esqueletos. Há mais de 40 anos, a esta hora, muitos portuguese­s, já com o rótulo de «retornados», lutavam pela sobrevivên­cia e pela reconstruç­ão de uma nova vida em Portugal. São os intensos relatos de todas estas vivências, contados na primeira pessoa, que foram resgatados para este livro.

Biografia Catarina Canelas nasceu em Lamego, em 1979. Estudou Comunicaçã­o Social na Universida­de do Minho e iniciou-se no jornalismo em 2003, na TVI. Em 2005, a curiosidad­e pelo Oriente levou-a até Macau, onde foi jornalista na TDM - Rádio Macau durante quase três anos. Durante esta estada pela Ásia fez também reportagem na Malásia e viajou pela China, Birmânia, Tailândia, Singapura, Índia e Japão. De regresso a Portugal, voltou a trabalhar para a TVI, sobretudo em temas de relevância social e tem-se dedicado também à grande reportagem. É autora de «Um Lar Debaixo da Ponte», premiado com menção honrosa pela AMI, «A Senhora Dança?» e, recentemen­te, «O Lugar Onde Eu Fiquei», o trabalho que inspirou este livro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola