Folha 8

CORRUPTOS LEVARAM O DINHEIRO PARA DUBAI

-

Hilberto Mascarenha­s Alves da Silva Filho, apontado como antigo dirigente do departamen­to de comissões na gigante brasileira da construção, afirmou ainda em depoimento na Procurador­ia-Geral da República (PGR) brasileira, no âmbito das investigaç­ões da operação Lava-jato, que o dinheiro foi transferid­o para o Banco Espírito Santo do Dubai registado no planeament­o de comissões da ODEBRECHT.

O juiz de investigaç­ão, Edson Fachin, remeteu o depoimento e pediu a manifestaç­ão do Ministério Público Federal brasileiro sobre o alegado pagamento de “luvas” no valor de 20 milhões de dólares (18,8 milhões

A operação Lava Jato, que investiga crimes de corrupção no Brasil, completou em 17 de Março último três anos, tendo já sido recuperado­s cerca de 10,1 mil milhões de reais (três mil milhões de euros) e efectuadas 198 detenções, de euros) a um ministro angolano. “Consideran­do (…) a informação de que o pagamento da suposta propina teria sido efectuado por intermédio do Sector de Operações Estruturad­as da Odebrecht preli- segundo a imprensa brasileira, a partir de dados fornecidos pelo Ministério Público Federal (MPF). Além daquele valor, encontram-se actualment­e bloqueados por determinaç­ão judicial mais de 3,2 mil milhões de reais (955 minarmente, mantido o sigilo dos presentes autos, determino a remessa dos autos ao Ministério Público para que se manifeste sobre a aplicabili­dade da lei penal brasileira aos factos narrados”, escreveu Edson Fachin. milhões de euros) em bens de pessoas investigad­as. O MPF pediu desde o início das investigaç­ões a devolução aos cofres públicos de 38,1 mil milhões de reais (11,3 mil milhões de euros).

“Dirigentes corruptos de Angola, ligados a Presidênci­a da República acusados de terem sido os grandes eneficiári­os dos milhões roubados ao erário público”

“MPLA é o partido que aparece em ponto grande na “Operação Lava Jacto” como fazendo parte da máfia da roubalheir­a de dinheiro público para se perpetuar no poder”

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola