Folha 8

EX-JUDOCA LUTA MMA NA ÁFRICA DO SUL, FRANÇA E INGLATERRA

-

Aex-judoca angolana, Antónia de Fátima Moreira, mais conhecida por Faia, prepara-se para três combates do Campeonato Internacio­nal de artes marciais mistas (MMA), previstos para os meses de Outubro e Novembro, na África do Sul, França e Inglaterra. “Estou em contacto permanente com os responsáve­is dos eventos, que estão a criar as condições necessária­s e darão o sinal no momento certo”, afirmou a maior referência do Judo feminino an-

golano, a 05.09.2018, em Luanda. Faia prepara-se com “muita responsabi­lidade, dedicação e esperança nos êxitos” para enfrentar adversária­s da África do Sul, França e Inglaterra, naquilo que será a sua estreia no MMA Para isso, a actual instrutora e treinadora de judo, que já conta com uma carreira de 28 anos, cumpre o trabalho físico de manhã e o técnico-táctico à tarde, no ginásio da escola Ngola Kanini. O MMA é uma junção das artes marciais que incluem tanto golpe de combate em pé, quanto técnicas de luta no chão.

Os combates integram uma grande variedade de técnicas permitidas de artes marciais, tais como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos e técnicas de imobilizaç­ão. Antónia de Fátima Moreira, de 36 anos, é uma atleta olímpica, vice-campeã do mundo em 2011, na Roménia, campeã africana de 2004 e medalha de ouro 2015 nos Jogos Africanos. No judo, Faia conseguiu arrecadar duas dezenas de títulos e esteve nos Jogos Olímpicos de Atenas2004, Londres201­2 e Rio2016.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola