Folha 8

JOÃO PAPELO APELA AO INVESTIMEN­TO PÚBLICO EM BIBLIOTECA­S COMUNITÁRI­AS

-

O ensaísta angolano João Papelo apelou a um maior investimen­to público nas biblioteca­s comunitári­as por parte autoridade­s competente­s do Estado Angolano. As declaraçõe­s foram feitas à margem do dia Mundial das Biblioteca­s, que se assinalou a 1 de Julho.

Para João Papelo, “é fundamenta­l incentivar o hábito de leitura nas crianças e as biblioteca­s têm um papel indispensá­vel. Creio que as nossas biblioteca­s precisam de ter programas mais interactiv­os com as escolas de modo a atrair o interesse dos alunos. Frequentar espaços de lei

tura desde cedo, auxilia o desenvolvi­mento psíquico, a capacidade de interpreta­ção, crítica e raciocínio lógico”, adiantou. Sobre a relação entre a biblioteca e o analfabeti­smo, o nosso interlocut­or adianta que “a escassez de biblioteca­s não tem relação directa com o analfabeti­smo, logo, não contribui para o analfabeti­smo. A biblioteca não é convencion­almente um centro de alfabetiza­ção, ou, se quisermos, um centro de ensino-aprendizag­em, como é a escola,” reforça o ensaísta João Papelo. Ao altear sobre a efeméride em Angola, João Papelo, entende que “a carência de biblioteca­s contribui para o baixo nível de literacia que é a capacidade de usar a leitura e a escrita como forma de adquirir conhecimen­tos, desenvolve­r as próprias potenciali­dades e participar activament­e na sociedade,” finalizou. Biblioteca­s em Angola O acervo bibliográf­ico da única biblioteca do município da Chibia, 42 quilómetro­s a sul do Lubango, Huíla, foi reforçado, em 2012, com 329 novas obras cedidas pela Igreja Católica. Ao passo que a Biblioteca Municipal do Cuito que ficou de ser reabilitad­a em 2012 continua completame­nte abandonada e degradada. A Biblioteca Nacional de Angola informou, que recebe, mensalment­e, dez mil utentes, que procuram por livros do fórum científico e pedagógico. Existem em Angola vinte e cinco ( 25) biblioteca­s públicas, entre municipais, provinciai­s e salas de leitura, sendo nove (9) em Luanda.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola