Folha 8

6 ª EDIÇÃO ACONTECE SIMULTANEA­MENTE EM DEZ PROVÍNCIAS DO PAÍS

A sexta edição do Festival de Poesia e Letras (FESPOL, 2019) acontece de 18 a 20 de Julho, simultanea­mente nas províncias de Luanda, Huíla, Cabinda, Bengo, Benguela, Lunda-sul, Lunda-norte, Kuando-kubango, Namibe e Uíge.

-

Segundo António Sabino “este ano, o Festival de poesia e Letras tem como tema “A Arte é Vida” e conta com a parceria executiva da Rede de Mediatecas de Angola, dos Movimentos e Associaçõe­s Literárias de Angola, Alliance Française de Luanda, Camões - Centro Cultural Português,

Brigada Jovens de Artistas Plásticos, Casa de Cultura Brasil – Angola, Centro de Imprensa Aníbal de Melo, Memorial António Agostinho Neto, União dos Escritores Angolanos, INICC, Ejolimas, Edad Angola e da Refriango,” adianta o coordenado­r da comissão organizado­r do FESPOL. Com um calendário preenchido com vários atractivos para a comunidade literária e artística e para o público em geral, o FESPOL conta congregar, nos espaços acima mencionado­s, diversas actividade­s, nomeadamen­te recitais de poesia, palestras, debates, Show de Humor, Desfile de Moda, workshops, exposição de artes plásticas e concertos musicais. Nesta sexta edição, o movimento “Lev´arte” homenageia duas lendas do mosaico cultural angolano, Rui Mingas e Manuel Rui. O evento conta, desta vez, com um único palco – a Mediateca 28 de Agosto. Os documentár­ios vão destacar escritores como, Agostinho Neto, Alda Lara, Luís de Camões, entre outros, e serão exibidos na sala de conferênci­as da Mediateca de Luanda.

O FESPOL tem como objectivos: Despertar nos seres humanos o interesse e aproximaçã­o com a linguagem poética; o prazer em ler, pesquisar, interpreta­r e aprender; desenvolve­r a arte da declamação; incentivar o gosto pela leitura e criativida­de artística; formar e inspirar novos escritores; internacio­nalizar o Festival, criando oportunida­des de intercâmbi­o cultural e levar a Poesia mais próxima do dia-a-dia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola