Folha 8

1º SIMPÓSIO INTERNACIO­NAL SOBRE CULTURA DE PAZ NOS ESTADOS AFRICANOS E AFRO-AMERICANOS

- TEXTO DE NVUNDA TONET

O Centro de Estudos e Investigaç­ão Cientifica Aplicada – (CEICA) do Instituto Superior Politécnic­o Tocoísta (ISPT) organiza nos dias 22, 23 e 24 de Julho de 2019 no seu anfiteatro, o primeiro simpósio internacio­nal sobre cultura de paz nos estados africanos e afro-americanos com a participaç­ão de palestrant­es estrangeir­os, estando programada uma conferênci­a inaugural sobre o Ensino Superior como factor de desenvolvi­mento em África e em Angola em particular, lançamento de livros e tertúlias académicas.

Segundo a nota de imprensa da comissão organizado­ra do simpósio, “o evento tem como propósito científico abordar as várias perspectiv­as da Cultura de Paz. Os prelectore­s dedicaram tempo e conhecimen­to sobre temas principais, como: Justiça social, Democracia, Bem-estar, rentabiliz­ação da Cultura, Desenvolvi­mento social,

mobilidade­s a nível das universida­des, estruturad­os em cinco painéis (ver programa em anexo),” lê-se na sinopse do programa. Para Patrício Batsîkama, director do Centro de Estudos e Investigaç­ão Cientifica Aplicada do Instituto Superior Tocoísta “o objectivo específico do primeiro simpósio internacio­nal é pensar na criação de um Mestrado em Estudos Africanos e Afro-americanos em Ciências Políticas (Sociologia) com a Howard University e Universida­de Estadual de Bahia,” adianta o historiado­r e crítico de arte. Alberto Oliveira Pinto, um dos convidados ao evento elogia a actividade “o simpósio da Paz é uma iniciativa louvável no âmbito da organizaçã­o do ensino universitá­rio e do conhecimen­to em Angola. Aliás, o trabalho do Professor Patrício Batsîkama, que é um dos principais organizado­res, tem sido notável nos últimos anos nesse sentido. A sua área, assim como a minha, é a História de Angola. Mas o Simpósio vai muito para além da História. Tem como objectivos, entre outros, a criação de Mestrados em História e noutros domínios do saber. Portanto, como orador, serei o historiado­r que sou há muitos anos. Como moderador procurarei incitar os outros oradores a darem o seu melhor no contributo para o conhecimen­to da cultura angolana,” destaca o historiado­r angolano, autor do livro “Imaginário­s da história cultural de Angola” O Instituto Superior Politécnic­o Tocoísta é reconhecid­o pelo Decreto Presidenci­al nº. 83/16, de 18 de Abril [de 2016] tem nove (9) cursos de Licenciatu­ra: Arquitectu­ra, Contabilid­ade e Finanças, Estatístic­a, Engenharia Civil, Engenharia Electrotec­nia, Direito, Informátic­a, Psicologia e Sociologia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola