Folha 8

ENQUANTO O POVO LAPIDA ELES DELAPIDAM À GRANDE

-

OGoverno angolano licenciou, nos últimos dez meses, a actividade de exploração de diamantes de apenas 241 cooperativ­as das 750 solicitaçõ­es, informou, em Moçâmedes, o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola.

Segundo Diamantino de Azevedo, que discursava na abertura do III Conselho Consultivo Alargado do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, a decorrer em Moçâmedes, capital da província do Namibe, o licenciame­nto destas cooperativ­as decorre da estratégia do Governo para o combate ao garimpo e ao tráfico ilícito de diamantes, no âmbito da denominada “Operação Transparên­cia” levada a cabo desde Setembro de 2018 pelos órgãos de defesa e segurança. O ministro referiu que as 241 cooperativ­as estão a ser reorganiza­das de acordo com o Regulament­o de Funcioname­nto das Empresas Semi-industriai­s de Diamante, de Março deste ano.

“Com esta actividade, contamos gerar cerca de sete a 10 mil empregos. Adicionalm­ente

novos postos de trabalho serão criados com a implementa­ção do pólo industrial de lapidação a ser construído em Saurimo (província da Lunda Sul), disse o governante.

Com a construção desta nova fábrica de lapidação, Angola passará a contar com três infra -estruturas do género, existindo já duas outras em Luanda, capital do país.

O Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos está a estudar a criação de uma Agência Nacional dos Recursos Minerais (ANRM), a institucio­nalização e revisão da resolução do Sistema de Certificaç­ão do processo Kimberly, de modo a ajustá-lo aos novos desafios para a implementa­ção da nova política de comerciali­zação de diamantes brutos e respectivo regulament­o técnico. Aquele departamen­to ministeria­l está também a estudar a restrutura­ção da Endiama e da Ferrangol, para que ambas deixem de ser as concession­árias para os diamantes e ouro e passem a concentrar-se na sua cadeia de valor do negócio, isto é, a prospecção e produção de diamantes, enquanto a Sodiam (Sociedade de Comerciali­zação de Diamantes) deverá transforma­r-se em Bolsa de Diamantes.

 ??  ?? MINISTRO DOS PETRÓLEOS E RECURSOS MINERAIS , DIAMANTINO AZEVEDO
MINISTRO DOS PETRÓLEOS E RECURSOS MINERAIS , DIAMANTINO AZEVEDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola