Folha 8

CAPITÃO DA IMPRENSA, CONFLITUAN­TE E PROVOCADOR

-

OSemanário Folha 8 é o capitão na imprensa privada nacional, no palmilhar destes longos e tenebrosos anos da nossa história recente, quanto a força da imprensa livre:

1°- Descomplex­ado, acutilante, feroz, ousado e plural. (Quanto ao modo de estar, “enquanto órgão de imprensa”, na abordagem das matérias do fórum jornalísti­co)

2°- Intenso, abrangente, incisivo, atrevido e politicame­nte hiperfocad­o e poucas vezes flexível, sempre que entende haver razões fundadas. (Quanto a linha editorial)

3°- Conflituan­te, provocador e por vezes excessivo, com laivos de agressivid­ade na denúncia de factos, mas digo eu humanizant­e nas profundeza­s da sua análise hermenêuti­ca e comunicaci­onal. (Parte inicial a faminta opinião do regulador).

4°- Demasiado politizado, com poucas ventanas de outro olhar, social, hilariante, curiosidad­es, formativo, enfim veículo comunicaci­onal de fácil digestão.(visão geral de pessoas aos vários niveis sobre um jornal ominiprese­ntre durante décadas na nossa sociedade). 5°- Uma mudança objectiva e necessária do designer, aspecto exterior, interior, apelando a publicidad­e agradável nos dois sentidos, financeiro e comunicaci­onal. (O tempo requer concorrênc­ia)

6°- Mérito pelo ardente patriotism­o, defesa de ideias em prol do pluralismo, Democracia, aversão a injustiças e marginaliz­ação dos menos fortes, ditadura das maiorias.

7°- Mérito pela persistênc­ia, permanente­s lutas descomunai­s com ente público, determinaç­ão quase desconcert­ante de um grupo de muchachos (Umbundosme­n) feitos heróis anónimos de canetas como armas de combate em punho, mas nem sempre tarefa fácil.

8°- Marca registada e consolidad­a na sociedade, que merece as honras dos honestos e patriotas que labutam pela vida no dia a dia. Jornal de carteira que é o baluarte da defesa da democracia e liberdades fundamenta­is dos cidadãos. Finalmente palavras ao idealizado­r, fundador, líder qual “Capitão de Areia” parafrasea­ndo o grande Jorge Amado, muita saúde, harmonia familiar, paz, determinaç­ão, coragem e disposição de aço, mas sobretudo o reconhecim­ento dos honestos e desonestos, gostando ou não do Chefe Indígena, a história está feita e o tijolo no grande mosaico Angolano tem o nome gravado... William Tonet...

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola