Folha 8

“ALMA DE KALUANDA” DE CREMILDA LIMA

- TEXTO DE NVUNDA TONET

O auditório Pepetela do Centro Cultural Português em Luanda acolhe a 31 de Julho de 2019, pelas 18 horas, a sessão de lançamento do poemário “Alma de Kaluanda”, da escritora angolana Cremilda Lima, sob chancela da editora Acácias.

Opoemário “ALMA DE KALUAN

DA” reflecte pensamento­s, memórias, sentimento­s profundos de quem nasceu na cidade de Luanda e todos os dias tem o gáudio de palmilhar as suas ruelas, mercados, prédios e instituiçõ­es. O título poderia

ser “Metamorfos­es”. Cada poema exprime as transforma­ções metafórica­s e arquitectó­nicas que se verificam na cosmopolit­a capital de Angola – reportados neste livro com nostalgia, enternecim­ento e edilidade. Alguns poemas são uma simples manifestaç­ão de amor, como sentimento sublime e ternurento.

SOBRE A AUTORA

Cremilda Lima, nascida em Luanda, licenciou-se em Ciências da Educação na Escola Superior de Leiria. É Professora do Ensino Primário e Membro da União dos Escritores Angolanos. A Escritora possui uma vasta obra publicada, na qual se destacam os seguintes títulos: “A Colher e o Génio do Canavial”, “A Kyanda e o Barquinho do Fuxi”, “O Maboque Mágico”, “O Imbondeiro que queria ser Árvore de Natal”, “Kabulo o Rei”, “O Aniversári­o do Vovô Imbo”, “O Balão Vermelho”, “Os Patinhos no Parque”, “O Medo Voou pela Janela”, “A Múcua que baloiçava ao Vento”, “O N’guiko e as Mandiocas”, “O Sonho de um Reboteiro”, “Ulika e a Boneca”, “Os Esquilos Super Rápidos”, “Animais que Encantam”, “A Esfregona Dançarina”, “O Sabonete Teimoso” “Os Kandengues Desfilam no Carnaval” e “Magia de Natal”. Em 2018, recebeu o Prémio Nacional Cultura e Artes, na modalidade de Literatura, pela sua vasta obra literária infantil.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola