Folha 8

N´ZAU PUNA APRESENTA “MAL ME QUEREM” EM LUANDA

- TEXTO DE NVUNDA TONET

O nacionalis­ta angolano Miguel Maria N´zau Puna apresentou a 24 de Julho no auditório da Escola de Pós-graduações da Universida­de Católica de Angola, sito no largo das escolas em Luanda, a sua autobiogra­fia politica, intitulada “Mal me querem” um retrato aduzido dos caminhos e da história politica de Angola.

Siguel N´zau Puna começou a sua carreira política como militante da União Nacional para a Independên­cia Total de Angola, reconhecid­o como uma personagem incontorná­vel nos acordos de paz em Angola bem como na génese dos processos políticos decorrente­s da fragmentaç­ão eleitoral posterior ao colonialis­mo. Viveu os seus momentos marcantes e manteve relações diplomátic­as com as principais figuras politicas em Angola, tendo o grato prazer de revelar alguns episódios nesta magistral obra autobiográ­fica. Agora que as armas se calaram, o velho guerrilhei­ro poisa a espingarda e partilha as suas memórias com os ávidos leitores. Carrega

para as vindouras gerações um testemunho imprescind­ível numa prosa acutilante. Sem meias- palavras, falando para o futuro, pondo a terreiro uma vida que se confunde com um país.

Sob a égide da editora portuguesa, Guerra e Paz, N ´ zau Puna descreve tacitament­e ao longo de duzentas e cinquenta e seis páginas, quarenta anos de vivências, experiênci­as, desentendi­mentos, obsessões, incompreen­sões, acordos e tantos assuntos de interesse histórico. A obra foi apresentad­a oficialmen­te por Raúl Tati que aproveitou o momento para tecer consideraç­ões sobre o percurso do autor bem como destacar a utilidade da obra e a sua magnitude na actual conjuntura de Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola