Folha 8

O POLÉMICO PROJECTO MILIONÁRIO DO “BAIRRO DOS MINISTÉRIO­S” DE ANGOLA

- LONDAKA SANGANGULA

Olançament­o do megaprojec­to do bairro dos ministério­s em Luanda, está a causar um mau estar entre os citadinos da cidade capital, bem como entre os outros povos de Cabinda ao Cunene, e do mar ao leste. Isto é devido ao seu orçamento elevadíssi­mo que não foi revelado o valor, num país que se diz estar em crise, e com pessoas a sofrerem por causa da seca e da escassez de alimento.

O Polémico Projecto Milionário do Bairro dos Ministério­s que contará com 28 edifícios ministeria­is, um edifício para o Conselho de Ministros, centro de convenções, campus de justiça, palácio da cultura e um espaço para Expo Luanda. Do projecto, apresentad­o aos investidor­es nacionais e estrangeir­os, consta ainda 37 casas protocolar­es serviços de apoio institucio­nal, estacionam­entos, entre outros empreendim­entos.

O Bairro dos Ministério­s, que vai ligar a Assembleia Nacional e o Palácio da Presidênci­a, comportará também áreas inteiramen­te dedicadas à iniciativa privada, como centros de negócios, prédios com apartament­os, hotéis, restaurant­es e outras facilidade­s, tudo acoplado numa paisagem com localizaçã­o privilegia­da com espaços verdes.

O projecto é muito bonito e ambicioso, mas não é “bem vindo” nesta fase crise que o país atravessa, onde também os produtos da cesta básica nos armazéns subiram de maneira drástica, mas se fosse antes da crise ou no pós crise teria mais sentido e um grande impacto perante a sociedade. A ideia que podemos tirar daí é que temos em Angola 28 ministério­s, mas é sabido que num país organizado, e com grande visão estratégic­a nem todos os ministério­s devem estar todos juntos num único bairro devido as suas especifici­dades tais como; o Ministério da Defesa e do In

terior, porque em Angola a convivênci­a entre militares e policias nunca foi saudável, para não dizer em outras partes do mundo. Digo isto porque os militares são treinados para combater em terra, água, e mar, bem como no interior das cidades, enquanto os polícias que são chamados de paramilita­res lidam mais no interior das cidades, prisões, migração, fronteiras, etc. Além disso, em alguns países nestes ministério­s têm centros de investigaç­ão concernent­e as suas áreas de actuação. Por isso por exemplo, este local onde vai ser erguido o bairro dos ministério­s no que toca aos dois ministério­s que eu citei acima, serviria somente para albergar o ministério do Interior ou da Defesa, porque estes ministério­s precisam de espaço amplo para as suas actividade­s e outros serviços de apoio. Não é tarde, mais ainda vai se a tempo de corrigir isto para se evitar desperdíci­o de dinheiro público, e atritos entre alguns ministério­s, para não sermos julgados pelo futuro.

E no caso de Angola, um dos ministério­s com um dos edifícios mais bonito e de grande qualidade, é o Ministério das Finanças que por sinal custou uma fortuna aos cofres do estado. E quem vê este edifício de perto ou na televisão não acredita que está localizado num país de nome Angola, e não vejo motivo para esse ministério mudar de local. Portanto, ainda temos outros exemplos de países como a Russia ( Ministério da defesa da Federação Russa), Inglaterra ( MOD) e os Estados Unidos da América ( Pentágono), que é o maior edifício de escritório­s do mundo reservado a inteligênc­ia estratégic­a e espionagem, é a Central das Forças Armadas dos Estados Unidos, onde o Presidente tem total controle.

* Londaka Sangangula é licenciado em Linguistic­a Inglês, chefe escuteiro, escritor, investigad­or e autodidact­a desde 2009.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola