Folha 8

UMA VIDA EM PROL DA CULTURA ANGOLANA

- TEXTO DE NVUNDA TONET

A Casa Museu e a Universida­de Óscar Ribas, organizam de 7 a 31 de Agosto, as jornadas científica­s e culturais, alusivas ao 110.º aniversári­o do seu patrono, o escritor Óscar Ribas. Este certame acontece numa altura em que se celebra igualmente dez anos da realização da 1ª conferênci­a internacio­nal sobre a vida e obra de Óscar Ribas que teve lugar no palácio dos congressos entre os dias 17, 18 e 19 de Agosto de 2009. Um encontro que na altura reuniu especialis­tas angolanos, brasileiro­s e portuguese­s para abordar a produção, investigaç­ão e literatura do legado de Óscar Ribas.

Aobra do etnógrafo, antropólog­o e escritor Óscar Ribas revela o seu compromiss­o moral e cultural com os hábitos e costumes de Angola. Durante a sua vida, o autor procurou divulgar o modo de vida dos angolanos, apoiado sempre por investigaç­ões profundas numa altura em que os recursos materiais eram escassos e o pensamento negro era discrimina­do pelo regime colonial. Destacam-se na sua obra, os provérbios que perpassam pelos três volumes de Missosso, enquadrado­s na recolha da literatura oral. A deficiênci­a visual aos 36 anos de idade não impediu que o autor se interrompe o árduo percurso de investigaç­ão, que passou a contar com auxílio de um guia. Na obra “Alimentaçã­o re

gional de angolana”, o autor faz uma apresentaç­ão da alimentaçã­o, o modo de cozinhar nas diferentes regiões do país bem como os temperos que serviram de base para estudos semelhante­s na América Latina. Durante a abertura da feira do livro a 7 de Agosto na Casa Museu Óscar Ribas, o secretário de Estado da Cultura, Aguinaldo Cristóvão inaugurou igualmente a exposição de artes plásticas, “Kapanatopl­ástia”, de Euclides Manuel, composta por dez quadros, pintados a acrílico sobre tela, que está patente na galeria de arte Missosso. De recordar que está previsto no átrio da Universida­de Óscar Ribas, a recreação do conto “UANGA”, por meio de uma pintura mural. Essa actividade irá decorrer de 14 a 21 de Agosto e as inscrições ainda estão disponívei­s. Os provérbios descritos pelo autor devem ter outro aproveitam­ento, tal como sublinhou Kanguimbo Ananás. Devido aos seus conteúdos educativos, dotados de patriotism­o e disciplina tão indispensá­veis para a formação do homem novo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola