Folha 8

UMA TRISTE E VELHA HISTÓRIA

-

Nada disto é, infelizmen­te, novo nem se circunscre­ve apenas à Rússia. Vejamos, a título de exemplo, um dos muitos textos que o Folha 8 publicou a propósito desde drama. Foi no dia 4 de Agosto de 2016, sob o título “Bolseiros na Rússia ( des) esperam”:

« Há quase um ano que os estudantes angolanos, bolseiros na Federação Russa, estão sem os seus complement­os de bolsas. Na tentativa de saberem o que se passa procuraram, sem êxito, obter uma explicação dos responsáve­is pelo Sector de Apoio Estudantil ( SAE), director Muanza Loge e tesoureiro Sr. Daniel Samba.

“Procuramos saber dos nossos responsáve­is o porquê do atraso do complement­o de bolsa, mas não nos dão uma resposta viável, a não ser ameaçar os estudantes de que se insistirem a ligar para falar do mesmo assunto, estes perderam a bolsa”, conta ao Folha 8 um dos estudantes.

O responsáve­l dos estudantes, Muanza Loge, prometeu melhorias de trabalho no SAE mas até agora nada foi feito. “Nós como estudantes não vemos melhoria nenhuma. Estamos preocupado­s com a nossa situação aqui na Rússia e que levou os estudantes a escrever uma carta à direcção do INAGBE – Instituto Nacional de Gestão de Bolsa Estudo “, contam.

“A nossa situação é crítica a cada dia que passa, visto que daqui a algumas semanas começam as aulas e estamos sem verbas pra comprar os materiais escolares. Sem verbas para alimentaçã­o, sabe- se que estamos no pais onde faz muito frio e estamos sem meios financeiro­s para comprar vestuários para o Inverno”, relatam os estudantes. E perguntam: “Nós bolseiros perguntamo- nos como iremos viver com essa situação? Visto que a rede VISA cancelou os seus serviços com o país, e dificultan­do mais o processo de envio de divisas pelos nossos encarregad­os de educação”.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola