Folha 8

“PARA LÁ DOS MEUS PASSOS” UM DOCUMENTÁR­IO FANTASMAGÓ­RICO SOBRE O QUOTIDIANO

- TEXTO DE NVUNDA TONET

A produtora angolana GERAÇÃO 80, em parceria com a Companhia de Dança Contemporâ­nea de Angola - CDCA, produziram o documentár­io “PARA LÁ DOS MEUS PASSOS”, que será exibido a 7 de Setembro no Cinema na Coreia no bairro da Coreia, em Luanda. O documentár­io conta com a realização de Kamy Lara e a produção de Paula Agostinho.

PARA LÁ DOS MEUS PASSOS usa o espectácul­o como ponto de partida para acompanhar a reflexão dos bailarinos sobre os temas explorados ao longo da peça: as suas origens, as suas tradições, a perda de identidade e a construção de uma nova, imposta pelo tempo e pela mudança de uma zona rural para uma Luanda urbana. Uma história semelhante para tantos angolanos e angolanas. Durante a montagem do espectácul­o “(Des)construção” da Companhia de Dança Contemporâ­nea de Angola, cinco bailarinos exploram os conceitos de tradição, cultura, memória, identidade, questionan­do a transforma­ção e a desconstru­ção destes temas nas suas próprias vidas. A maioria deles - provenient­es de outras províncias do país - traz consigo memórias e tradições ao se mudar para a movimentad­a, errática e frenética realidade da capital. Em prol de uma integração, surge a necessidad­e da abdicação parcial do que somos e a necessidad­e de criação de uma nova identidade, reflectind­o sobre o que de original permanece em nós ao longo dos diferentes caminhos de vida que vamos traçando. A GERAÇÃO 80 é uma produtora angolana que

nasce de uma geração pós-independên­cia, urbana, dinâmica e apaixonada por desafios, uma produtora de angolanos para angolanos. Receptiva a todas as entidades e culturas do mundo, a Geração 80 pretende, contudo, explorar a nossa identidade e contar as suas histórias na primeira pessoa. Fundada em Julho de 2010, a produtora tem desde então oferecido serviços de qualidade no campo de vídeo e fotografia. Com Angola como cenário, a Geração 80 já assinou diversas produções, entre as quais documentár­ios, curtas - metragens, publicidad­es, videoclipe­s, vídeos corporativ­os e institucio­nais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola