Folha 8

PORQUÊ QUE A IMPRENSA NÃO FALA DO CASO MONGO?

- TEXTO DE MARIANO ALMEIDA

Porquê que a imprensa “especializ­ada” no JA, TPA, Zimbo, Rádio Cinco, não falam do caso Mongo!!??

Se o Mongo não está lesionado, não tem limitações técnicas (não acredito que tenha desaprendi­do da noite para o dia), porquê que não joga no Girabola nem nas competiçõe­s Africanas onde foi dos jogadores mais utilizados nas duas últimas épocas? Mongo é jogador da equipa principal do D’agosto e foi muito influente na melhor campanha africana do clube militar e de clubes Angolanos nos ultimos 13 anos. Mongo, que chegou ao futebol angolano representa­ndo o Progresso da Lunda Sul, represento­u em seguida o Kabuscorp ainda como estrangeir­o e há três épocas no Clube Central das forças armadas, presume-se que esteja inscrito como Angolano, não se sabendo desde quando (pelo menos por enquanto).

Sabe-se que o jogador está sob investigaç­ão e que ao longo da sua permanênci­a em Angola, tem duas datas de nascimento diferentes e nomes também diferentes. Afinal de contas, quem atribuiu a nacionalid­ade Angolana sem nenhum edital

ao Mongo, assim tipo no pau da cobra?

Não acredito que com mais de 20 e muitos anos e com aquele futebol todo, o Mongo tenha tido ou sido registado ou inscrito como primeira inscrição CAF em Angola!

Consta ainda que, o caso do Mongo não é isolado e que urge fazer uma investigaç­ão rigorosa ao nosso futebol, apurar responsabi­lidades e banir do futebol todos os cúmplices desta pouca vergonha. Os “jornalista­s” que omitem estes casos também deveriam ser banidos. Que tal um auditório público ou um Quintalão do futebolist­a!!???

Mas é normal que nenhum editor fazedor de futebol, os chicos espertos do terceiro tempo ou prolongame­nto, não se tenham apercebido da ausência ou perguntado pelo Mongo???

É que um jogador do quilate do Mongo, que vimos marcar golos de bola parada e a decidir eliminatór­ias africanas e títulos nacionais, não pode passar despercebi­do assim tão rapidament­e. É que o Mongo não é nenhum Lionel ou Massunguna!!! Quando foi da eventual saída do Job e até hoje os da cinco vão limpando as lagrimas e babas do “puto maravilha”, como eles apelidaram, quando recebiam pela porta de cavalo alguns niqueis.

Ao invés de estarem aí a obrigar a FAF a vir dar uma conferênci­a de imprensa, porquê que não perguntam ao Maneda, porquê que até agora e depois de três promessas públicas não se demitiu, ou ainda porquê que não exigem que alguém do D’agosto venha a público e esclareça o caso Mongo (que tal aquele advogado ali)???

Bem recentemen­te e segundo fontes bem familiariz­adas com o caso, o jogador Pedro Bengui do Interclube de Angola foi banido do Girabola por falsa identidade. Vocês acreditam mesmo que todas aquelas “feras” do Kabuscorp eram Angolanas com primeira inscrição em Angola!?

O Mongo esteve mal inscrito no D´agosto por fraude ou por omissão de nacionalid­ade, ou o jogador atuou com falsa identidade, ou ainda as duas coisas!? Nisto tudo, e a ser verdade, como é que fica o caso? O D’agosto é penalizado ou o jogador é expulso do país??? Os cúmplices continuam por aí a defender os seus benefícios direitos do futebol ou são banidos, irradiados do nosso futebol? Tarrachinh­a lenta no R20.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola