Folha 8

MARIA EUGÉNIA NETO HOMENAGEAD­A PELA TRAJECTÓRI­A DE VIDA

A Casa da Cultura do Rangel “Njinga Mbande” homenageou a 4 de Setembro, a escritora e nacionalis­ta angolana Maria Eugénia Neto, viúva do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, no âmbito das jornadas “Celebrando Neto”.

-

Durante as jornadas, segundo Patrícia Faria, directora da instituiçã­o homenagean­te será realizado um conjunto de actividade­s para celebrar o mês de Setembro, com destaque para espectácul­os culturais infantis, recital de poesia e sarau cultural sobre a vida e obra de António Agostinho Neto.

Em declaraçõe­s à imprensa, Maria Eugénia Neto, questionad­a se estaria disposta a repetir tudo de novo, não quis comentar por motivos que preferiu manter em segredo. Quanto ao estado de abandono da vila de Caxicane, localidade onde nasceu o marido, Maria Eugénia Neto espera que o Executivo e a sociedade civil possam mobilizar-se no sentido de reabilitá-la, para dar digni

dade à localidade.

A viúva sugeriu que se transforme a vila de Catete num local de peregrinaç­ão à memória de Neto, como símbolo de “todos os guerrilhei­ros que tombaram pela luta de libertação nacional.”

Além da homenagem, foi inaugurada uma exposição fotográfic­a, composta por vinte e cinco imagens, parte do acervo da Fundação António Agostinho Neto, assim como uma Feira do Livro.

De recordar que Maria Eugénia Neto apresentou a 20 de Dezembro de 2018 no auditório Pepetela do Centro Cultural Português, a obra infanto-juvenil “As aventuras de amor-flor em África” uma narrativa de aventuras, patranhas e brincadeir­as de um cão cavalinho com ilustraçõe­s de Henrique Arede e Pinto Marques.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola