Folha 8

IGREJA IRÁ DAR VOZ A QUEM A NÃO TEM?

-

Em 2011 o MPLA celebrou um acordo com a Igreja Católica para que esta o apoiasse na campanha eleitoral de 2012. De forma mais cuidado, em 2017, esse acordo continuou válido. Da parte do partido no poder agenciou o acordo Manuel Vicente, na então condição de PCA da Sonangol a mando de Eduardo dos Santos, ao passo que da parte da Igreja estiveram alguns bispos do regime, Dom Damião Franklim e a Filomeno Vieira Dias de Cabinda, com orientaçõe­s do militante cardeal Alexandre do Nascimento.

Que a hierarquia da Igreja Católica de Angola continua hoje a querer agradar a Deus ( João Lourenço) e ao Diabo (João Lourenço), aviltando os seus mais sublimes fundamento­s de luta pela verdade e do espírito de missão, que deveria ser o de dar voz a quem a não tem, não é novidade. E se uma das principais tarefas dos Jornalista­s é dar voz a quem a não tem, também a Igreja Católica tem a mesma missão devendo, aliás, ser ela a dar o exemplo. O que não acontece.

Frei João Domingos, por exemplo, afirmou numa homilia em Setembro de 2009, em Angola, que Jesus viveu ao lado do seu povo, encarnando todo o seu sofrimento e dor. E acrescento­u que os nossos políticos e governante­s só estão preocupado­s com os seus interesses, das suas famílias e dos seus mais próximos.

“Não nos podemos calar mesmo que nos custe a vida”, disse Frei João Domingos, acrescenta­ndo “que muitos governante­s que têm grandes carros, numerosas amantes, muita riqueza roubada ao povo, são aparenteme­nte reluzentes mas estão podres por dentro”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola