Folha 8

CONTINUEMO­S A ORAR, SÓ “DEUS” NOS PODE SALVAR I

-

Nas duas últimas edições do Folha 8 o nosso enfoque centrou-se no que actualment­e se está a passar no Brasil, num cenário de filme de terror, realizado pelo presidente Jair Bolsonaro. A responsabi­lidade exclusiva do actual incêndio, que já devourou cerca de um milhão de hectares da floresta amazónica é inteiramen­te sua, embora seja verdade que o ritmo da destruição e desmatamen­to na Amazónia, entre 2008 e 2018, antes de ele chegar, o mesmo tivesse sido 170 vezes mais rápido do que o que foi registado nos tempos do Brasil-colónia, o que já é uma barbaridad­e.

É também de relembrar que, mal tomou o poder, Bolsonaro transferiu a responsabi­lidade pela demarcação e regulação dos território­s indígenas para o Ministério da Agricultur­a, defensor irredutíve­l do agronegóci­o – principal causador do desmatamen­to da amazónia -, assim como impôs um substancia­l abrandamen­to das tentativas de reprimir as sanções aos madeireiro­s aplicadas pelo Ibama, (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e, em Junho, aconteceu o pedido de demissão pelo próprio Bolsonaro de Ricardo Galvão, director do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão responsáve­l pelos sistemas de monitorame­nto da Amazónia. No início de Agosto de 2019, Bolsonaro exonerou-o.

Esse homem, Jair Bolsonaro, mais do que ser um cristalino e inegável exemplo universal da chegada ao poder de um Estado soberano mais do que um analfabeto político. Bolsonaro é um verdadeiro perigo para a humanidade.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola